O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o uso da ferramenta Google Meet e Google Classroom para ministrar aulas de Ciências/Biologia para estudantes de uma escola pública de Porto Velho/RO. Participaram das aulas remotas, três turmas de 9° ano do ensino fundamental, 1ª e 2ª série do ensino médio. Foram realizadas três aulas remotas em cada turma em maio de 2020. As aulas foram dialogadas com auxílio de slides e materiais didáticos e com duração de 30 minutos cada aula. A experiência permitiu conhecer as diferentes realidades de acesso à internet dos estudantes matriculados na escola. Embora o Google Meet e Google Classroom tenham apresentado um potencial contributivo para o processo de ensino-aprendizagem, em alguns aspectos sua utilização no contexto atual da educação pública brasileira não substitui as aulas presencias uma vez que a maioria dos estudantes possuem limitações com o acesso à internet.
Palavras-chave: Aulas remotas; Internet; Ciências