A ORIENTAÇÃO DE ESTUDANTES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INTERIOR DO AMAZONAS
Abstract
Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre as ações de Orientação ofertadas a estudantes na expansão do ensino superior no interior do Amazonas. A discussão se desenvolve mediante a proposição por uma educação inclusiva e de qualidade para todos, a partir da educação básica, em face de pressão social e pelas recentes políticas públicas de expansão universitária que traz intrínseca perene problemática: a necessidade de efetivar ações que assegurem a qualidade, que por sua vez, se reflita em mecanismos que ajudem a diminuir a retenção e a evasão. A partir desse problema se delineou a pesquisa, onde se objetivou conhecer, segundo a percepção de estudantes, em que medida a Instituição lócus do estudo os atende em suas necessidades de Orientação no decorrer da vida acadêmica. Para tanto, o enfoque qualitativo orientou a metodologia viabilizada em um estudo de caso que teve questionários e entrevistas como instrumentos de coleta. Por fim, na conclusão se assinala existir necessidade de ampliar as ações de Orientação, tanto em relação ao serviço prestado por docentes, quanto à gestão institucional. E, a urgência de avanço na discussão de políticas diferenciadas, sob o entendimento de se superar os condicionantes historicamente impostos à região neste nível de ensino.
Palavras-chave: Ensino Superior. Orientação de Estudantes. Educação inclusiva. Interior do Amazonas.