ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM SANTARÉM/PARÁ: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Autores

  • Jerry Campos Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

O trabalho apresenta as atividades realizadas durante a prática de estágio supervisionado numa escola pública de ensino médio e tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas ao longo do Estágio Supervisionado II - Gerenciamento de Laboratório de Informática Educativa e Ensino Médio, do Curso de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará. Estas ocorreram no laboratório de Informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Soares Dutra, localizada em Santarém/PA, no período de outubro de 2018 a janeiro de 2019. O ponto de partida foi uma proposta de reorganização do espaço, seguido da observação no laboratório de Informática.

No âmbito didático, foi elaborado um plano de trabalho com os professores da escola, para se definir quais seriam as formas de auxiliar e integrar os recursos tecnológicos nas atividades de regência. Trata-se de uma pesquisa descritiva desenvolvida em três etapas: observação, gerenciamento de laboratório de Informática e  regência com as turmas do ensino médio da referida escola. Tendo referencial bibliográfico que aborda a utilização das ferramentas digitais usados no laboratório de Informática para desenvolver atividades com o auxílio uso dos softwares e ferramentas educacionais no ensino aprendizado. Evidenciou-se a importância das TICs no processo de desenvolvimento do ensino aprendizagem de modo a contribuir na construção do conhecimento.

 

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Ensino Médio. Laboratório de Informática. Softwares Educacionais.

 

Biografia do Autor

Jerry Campos Silva , Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduando do 8° período de licenciatura em Informática Educacional, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professora titular do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (ICED/UFOPA). Pós doutora em Psicologia (IP/USP) e Doutora em Educação (URV-ES/FE/USP). Docente permanente dos Programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Doutorado em Rede EDUCANORTE – Educação na Amazônia. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Informática Educacional do ICED/ UFOPA. Orientadora do estudo

Downloads

Publicado

2020-05-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>