v. 2 n. 2 (2018): "REVOLUÇÕES E REVOLTAS NO SÉCULO XX"

					Visualizar v. 2 n. 2 (2018): "REVOLUÇÕES E REVOLTAS NO SÉCULO XX"

O presente dossiê traz artigos que analisam momentos importantes da História contemporânea. A Revolução Russa que completou seu centenário em 2017, marcou a trajetória dos trabalhadores do mundo todo, tendo um grande significado para o século XX. É imprescindível num momento em que o mundo novamente passa por uma grande transformação social, política e cultural, convulsionada pela globalização, migrações e novas relações de trabalho, tenhamos abordagens que nos possibilitem revisitarmos o passado onde as lutas sociais foram imprescindíveis para organizar, promover e fortalecer os trabalhadores, seus movimentos, suas reivindicações.

Os artigos presentes no dossiê desse número da Revista Madwarisawa, foram apresentados durante a X Semana de História, da Universidade Federal do Amazonas, em 2017, que teve como tema “Os 100 anos da Revolução Russa e o ensino de História”.

Os trabalhos aqui apresentados trazem temas diversos, mas possuem um único eixo que é a importância da agência dos trabalhadores como protagonistas históricos de eventos de grande impacto social no século XX. Portanto, são trabalhos resultantes de pesquisas monográficas, PIBICS ou artigos para disciplinas que refletem sobre as inquietações de seus autores, permitindo um diálogo rico sobre sujeitos, protagonismo, política e revolução.

Desejamos uma ótima leitura para todos (as)!!

 

Profa. Dra. Kátia Couto (Editora Convidada) e Equipe Editorial.

Publicado: 2018-10-03