IMPLICAÇÕES DA LEI Nº 11.645/2008
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA
Abstract
A diversidade cultural que adentra as salas de aulas das escolas públicas do país somando-se às políticas, demandas e conquistas das minorias nos últimos tempos, tem provocado a desestabilização da cultura escolar etnocêntrica e desafiado o fazer pedagógico. Essa é a realidade em muitas escolas de Boa Vista/RR, onde há significativa presença indígena A proposta deste artigo é refletir sobre o Ensino de História e as implicações da Lei Nº 11.645/2008 relacionada a obrigatoriedade dos estudos de Histórias e Culturas indígenas na sala de aula, a partir de artigos, periódicos, dissertações. Este estudo faz parte da pesquisa em andamento “Ensino de história e diferença cultural: o professor de história do ensino médio de Boa Vista/RR entre desafios e possibilidades de uma educação intercultural” vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (PPGE).