A educação nas ondas da rádio e as disputas em torno da implementação do sistema educativo radiofônico de Bragança-PA (1960-1964)
Abstract
No contexto democrático entre os anos 1940 e o momento que antecede o Golpe Civil-Militar de 1964, a população brasileira passou pela experiência de campanhas educacionais que pretendiam integrar regiões afastadas dos centros urbanos aos sistemas educativos. Por meio do Movimento de Educação de Base (MEB), na região da Prelazia do Guamá, no Pará, passou a ocorrer a atuação de um importante movimento: o Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) que atuou como instrumentos da Igreja Católica e do Governo Federal na luta contra o analfabetismo, especialmente das populações rurais dos municípios. Embates ideológicos fomentados pelas mudanças políticas as quais o país atravessava nas décadas de 1960/70 marcaram a execução do projeto. Este estudo analisa alguns desses embates, sobretudo as tensões entre a ala conservadora da igreja e a suposta atuação de uma vertente “filocomunista” que tentava se instalar dentro desse Sistema de Ensino.