LINGUAGEM, CONCEITOS E CONSCIÊNCIA: DIÁLOGO ENTRE A PSICOLOGIA CULTURAL DE VYGOTSKY E O COGNITIVISMO

Autores

  • Robson Savoldi Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Luiz Eduardo Alves Bezerra do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

O artigo aborda o diálogo entre a psicologia cultural de Vygotsky e o cognitivismo a partir uma reflexão sobre temas como a linguagem, conceito e consciência. Neste sentido inicialmente são abordados uma série de temas como as relações da linguagem e do pensamento, a fala interna em relação a consciência a partir de Vygotsky, junto à experiência interna que é composta de fenômenos cognitivos que transcendem as limitações linguísticas que temos para expressá-la, a ideia de Alain Morin sobre a fala interior, considerada pelo autor como uma janela para um tão renegado e obscuro objeto da psicologia, que é a consciência. Em seguida, são tratadas as descrições basilares sobre a formação de conceitos, dos conceitos espontâneos aos conceitos científicos. É abordada também a teoria do Vygotsky tratando os elementos desenvolvimentais do pensamento linguístico e fala racional que possibilitam lançar a luz de como formamos conceitos sobre o mundo, ou seja, como organizamos o conhecimento. Considera-se que na base de todo comportamento humano está o “eu” (self) - nosso senso de identidade pessoal e de quem somos como indivíduos. O artigo é finalizado relacionando a teoria de Vygotsky de forma dialógica com os aspectos cognitivos do self, o autoconceito e a autoconsciência.

Palavras-chave: Vygotsky; linguagem; pensamento; conceitos, autoconceito.

Biografia do Autor

Robson Savoldi, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Psicologia Cognitiva Pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Luiz Eduardo Alves Bezerra do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorando em Educação pela UFPE

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela University of Oxford. É professor Titular do Dep. de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro permanente da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor do Dep. de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro permanente da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE.

Downloads

Publicado

2021-07-01