LINGUAGEM, CONCEITOS E CONSCIÊNCIA: DIÁLOGO ENTRE A PSICOLOGIA CULTURAL DE VYGOTSKY E O COGNITIVISMO

著者

  • Robson Savoldi Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Luiz Eduardo Alves Bezerra do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

要旨

O artigo aborda o diálogo entre a psicologia cultural de Vygotsky e o cognitivismo a partir uma reflexão sobre temas como a linguagem, conceito e consciência. Neste sentido inicialmente são abordados uma série de temas como as relações da linguagem e do pensamento, a fala interna em relação a consciência a partir de Vygotsky, junto à experiência interna que é composta de fenômenos cognitivos que transcendem as limitações linguísticas que temos para expressá-la, a ideia de Alain Morin sobre a fala interior, considerada pelo autor como uma janela para um tão renegado e obscuro objeto da psicologia, que é a consciência. Em seguida, são tratadas as descrições basilares sobre a formação de conceitos, dos conceitos espontâneos aos conceitos científicos. É abordada também a teoria do Vygotsky tratando os elementos desenvolvimentais do pensamento linguístico e fala racional que possibilitam lançar a luz de como formamos conceitos sobre o mundo, ou seja, como organizamos o conhecimento. Considera-se que na base de todo comportamento humano está o “eu” (self) - nosso senso de identidade pessoal e de quem somos como indivíduos. O artigo é finalizado relacionando a teoria de Vygotsky de forma dialógica com os aspectos cognitivos do self, o autoconceito e a autoconsciência.

Palavras-chave: Vygotsky; linguagem; pensamento; conceitos, autoconceito.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Psicologia Cognitiva Pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutorando em Educação pela UFPE

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela University of Oxford. É professor Titular do Dep. de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro permanente da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. É professor do Dep. de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro permanente da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE.

##submission.downloads##

出版済

2021-07-01