NIETZSCHE E A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA DE SI MESMA: APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO ARISTOCRÁTICA

Autores

  • Marcos Vinícius de Oliveira Monteiro Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Marcos Murelle Azevedo Cruz Universidade do Estado do Pará, UEPA

Resumo

Tendo em vista o cenário da Alemanha do século XIX, o qual passava por inúmeras mudanças políticas e econômicas, Nietzsche estabelece uma análise das novas tendências culturais. No conjunto de suas formulações está a crítica aos estabelecimentos de ensino de sua época, que na sua visão, não eram capazes de operar as transformações que a sociedade tanto almejava, a não ser de transformar a massa de rebanho em aristocrata. Nesse sentido, a proposta dessa pesquisa é o de explicitar o encadeamento entre os conceitos presentes na análise nietzschiana: a crítica, a educação e aristocracia, expondo as suas fundamentações e as suas consequentes relações para formulação do conceito de cultura. Para alcançar tal objetivo foi utilizado o método teórico-interpretativo, mediante consulta bibliográfica buscando explicitar as definições de conceitos nos escritos do próprio Nietzsche e de seus comentadores. A partir de tal estudo é possível avançar na compreensão de conceitos centrais na filosofia de Nietzsche., como o gênio, educação e cultura, a aristocracia para formular discussões importantes para a educação contemporânea como a evasão escolar, a democratização do ensino e o desenvolvimento de concepções de aprendizagem dos alunos.

 

Palavras-chave: Estabelecimentos de ensino. Cultura. Educação

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Biografia do Autor

Marcos Vinícius de Oliveira Monteiro , Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Discente do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus I, CCSE – Belém do Pará.

Marcos Murelle Azevedo Cruz , Universidade do Estado do Pará, UEPA

Docente-orientador, professor de Filosofia na Universidade do Estado do Pará, UEPA, Campus I, Belém-Pará

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Publicado

2021-01-01