NIETZSCHE E A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA DE SI MESMA: APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO ARISTOCRÁTICA
要旨
Tendo em vista o cenário da Alemanha do século XIX, o qual passava por inúmeras mudanças políticas e econômicas, Nietzsche estabelece uma análise das novas tendências culturais. No conjunto de suas formulações está a crítica aos estabelecimentos de ensino de sua época, que na sua visão, não eram capazes de operar as transformações que a sociedade tanto almejava, a não ser de transformar a massa de rebanho em aristocrata. Nesse sentido, a proposta dessa pesquisa é o de explicitar o encadeamento entre os conceitos presentes na análise nietzschiana: a crítica, a educação e aristocracia, expondo as suas fundamentações e as suas consequentes relações para formulação do conceito de cultura. Para alcançar tal objetivo foi utilizado o método teórico-interpretativo, mediante consulta bibliográfica buscando explicitar as definições de conceitos nos escritos do próprio Nietzsche e de seus comentadores. A partir de tal estudo é possível avançar na compreensão de conceitos centrais na filosofia de Nietzsche., como o gênio, educação e cultura, a aristocracia para formular discussões importantes para a educação contemporânea como a evasão escolar, a democratização do ensino e o desenvolvimento de concepções de aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave: Estabelecimentos de ensino. Cultura. Educação