RELEITURA DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MEDICINA:TRINTA ANOS DO INTERNATO RURAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, BRASIL
要旨
Nesta pesquisa buscou-se refletir sobre a contribuição do Internato Rural do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas-UFAM para a formação de profissionais preparados para o exercício profissional na Atenção Primária à Saúde, principalmente no interior do Amazonas uma vez que o curso foi criado a partir de um apelo dramático de um Governador, sensibilizado pela situação de desassistência à saúde nesses municípios. O objetivo principal foi o de buscar informações institucionais que permitissem uma primeira aproximação com o problema do insuficiente provimento e fixação de médicos no interior, avaliando indiretamente a contribuição na UFAM na minimização dessa realidade desfavorável uma vez que a instituição está há mais de trinta anos proporcionando a seus estudantes de medicina uma vivência nesse cenário para sensibilizá-los a uma futura atuação profissional. Para alcançar o objetivo a abordagem qualitativa com o uso da pesquisa documental e de estudos sobre o tema realizados em outros estados. Após trinta e um anos de atividades ininterruptas, a realidade pouco mudou, mas já se identifica a presença de médicos nos municípios da região metropolitana da capital Manaus e em municípios com maior acesso a meios de transporte e comunicação, permanecendo as assimetrias de acesso ou inequidades entre as microrregiões dentro do estado. Essa primeira reflexão com certeza precisa de outros estudos mais aprofundados para a produção de conhecimentos que permitam mudanças mais efetivas e sustentáveis.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Formação Médica, Internato.