A FORMAÇÃO DE DOCENTES DO CUANZA SUL PARA A ENSINO-APRENDIZAGEM NAS LÍNGUAS NACIONAIS

著者

  • Joel Ramírez Ramos Universidade de Holguin (Cuba) e de Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwíla (Angola).
  • Jerónimo Lufuakenda Universidade Katyavala Bwíla (Angola)
  • Miguel Armindo João Universidade Katyavala Bwíla (Angola)

要旨

A formação dos docentes para o ensino das línguas nacionais, situa-se entre as preocupações da educação angolana. Esta adquire maior importância no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Cuanza Sul. O plano curricular inclui este processo de formação de docentes, mas é escassa a preparação dos professores para desenvolver o mesmo nas escolas da província. Enquadrado nestas ideias, o artigo propõe como aperfeiçoar a preparação dos docentes para o ensino das línguas nacionais nas escolas do Cuanza Sul. Para obter resultados, desenvolveu-se um estudo histórico-lógico das línguas nacionais, a análise de documentos do plano curricular para diagnosticar a qualidade na formação dos professores e entrevistas a docentes. A partir destes considerou-se a necessidade de melhorar às competências profissionais para o ensino das línguas nacionais, tendo em conta às carências linguísticas e didácticas dos professores para o desenvolvimento deste processo e critérios favoráveis a respeito da formação inicial e permanente dos professores neste campo de acção. Mediante as oficinas de socialização com especialistas comprovou-se a pertinência da estratégia. Estas facilitaram o aperfeiçoamento da metodologia proposta para sua aplicação com a finalidades de aprimorar a formação dos professores para desenvolver o processo de ensino.

Palavras-chave: formação de docentes; processo de ensino-aprendizagem; línguas nacionais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Ciências Pedagógicas, Professor Titular da Universidade de Holguin (Cuba) e de Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwíla (Angola).

##submission.authorWithAffiliation##

Mester em Ensino da Língua Portuguesa, Professor Asistente do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwíla (Angola).

##submission.authorWithAffiliation##

Mester em Ensino da Língua Portuguesa, Professor Asistente do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwíla (Angola).

##submission.downloads##

出版済

2021-01-01