A FORMAÇÃO DE DOCENTES DO CUANZA SUL PARA A ENSINO-APRENDIZAGEM NAS LÍNGUAS NACIONAIS
Resumen
A formação dos docentes para o ensino das línguas nacionais, situa-se entre as preocupações da educação angolana. Esta adquire maior importância no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Cuanza Sul. O plano curricular inclui este processo de formação de docentes, mas é escassa a preparação dos professores para desenvolver o mesmo nas escolas da província. Enquadrado nestas ideias, o artigo propõe como aperfeiçoar a preparação dos docentes para o ensino das línguas nacionais nas escolas do Cuanza Sul. Para obter resultados, desenvolveu-se um estudo histórico-lógico das línguas nacionais, a análise de documentos do plano curricular para diagnosticar a qualidade na formação dos professores e entrevistas a docentes. A partir destes considerou-se a necessidade de melhorar às competências profissionais para o ensino das línguas nacionais, tendo em conta às carências linguísticas e didácticas dos professores para o desenvolvimento deste processo e critérios favoráveis a respeito da formação inicial e permanente dos professores neste campo de acção. Mediante as oficinas de socialização com especialistas comprovou-se a pertinência da estratégia. Estas facilitaram o aperfeiçoamento da metodologia proposta para sua aplicação com a finalidades de aprimorar a formação dos professores para desenvolver o processo de ensino.
Palavras-chave: formação de docentes; processo de ensino-aprendizagem; línguas nacionais.