UMA ABORDAGEM DIDÁTICA BASEADA NO PENSAR, SENTIR E FAZER PARA ELABORAÇÃO DE MODELOS CIENTÍFICOS

著者

  • Maria Lúcia da Silva Marques Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Viviane Florentino de Melo Universidade Federal da Bahia (UFBA)

##semicolon##

Natureza da Ciência##common.commaListSeparator## Procedimentos científicos##common.commaListSeparator## Modelo científico

要旨

Neste relato, apresentamos a aplicação de uma abordagem didática realizada por meio da adaptação do experimento conhecido como O objeto na Caixa. O propósito da atividade foi o ensino de procedimentos científicos, com vistas a elaboração de um modelo científico como objetivo principal de ensinar sobre a natureza da ciência. A atividade foi realizada com estudantes do curso de nutrição de uma universidade do Nordeste, matriculados em um componente curricular sobre fundamentos de química. A atividade foi estruturada visando desvincular a ideia fortemente arraigada de que procedimentos científicos tais como observação, formulação de hipóteses, experimentação, validação de hipóteses, realizados de forma mecânica e sequencial, resultam no conhecimento científico. Procuramos demonstrar que ao utilizarmos procedimentos científicos, o conhecimento surge como fruto da contínua interação entre o pensar, sentir e fazer, articulando os domínios conceitual e metodológico. Consideramos que a proposta tem potencial para ser utilizada nos diversos níveis de ensino com vistas à construção de conhecimento sobre a Natureza da Ciência.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharelado em Química (1978) e mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Bahia (1991). Professora adjunto 4, do Departamento de Química Geral e Inorgânica, do Instituto e Química da Universidade Federal da Bahia. Cursa o doutoramento em didática das ciências, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde investiga sobre a estratégia didática inquiry based scien education, inquiry, ou ensino por investigação.

##submission.authorWithAffiliation##

Sou licenciada em Química pela Fundação Universidade de Itaúna (UIT), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense UFF e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feria de Santana UFBA/UEFS. Iniciei pós-doutoramento em agosto de 2024 na Universidade de São Paulo USP. Sou professora adjunta da Universidade Federal da Bahia desde 2019. Atuo como docente permanente no programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC). Sou uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC). Meus objetos de estudo se concentram na área de Educação em Ciências, dentre os quais destacam-se processos de ensino e aprendizagem, discurso em espaços instrucionais, autoconceito acadêmico e profissional, instrumentos de avaliação, formação de professores e pesquisadores para esse campo. 

##submission.downloads##

出版済

2025-07-02