UMA ABORDAGEM DIDÁTICA BASEADA NO PENSAR, SENTIR E FAZER PARA ELABORAÇÃO DE MODELOS CIENTÍFICOS
##semicolon##
Natureza da Ciência##common.commaListSeparator## Procedimentos científicos##common.commaListSeparator## Modelo científico要旨
Neste relato, apresentamos a aplicação de uma abordagem didática realizada por meio da adaptação do experimento conhecido como O objeto na Caixa. O propósito da atividade foi o ensino de procedimentos científicos, com vistas a elaboração de um modelo científico como objetivo principal de ensinar sobre a natureza da ciência. A atividade foi realizada com estudantes do curso de nutrição de uma universidade do Nordeste, matriculados em um componente curricular sobre fundamentos de química. A atividade foi estruturada visando desvincular a ideia fortemente arraigada de que procedimentos científicos tais como observação, formulação de hipóteses, experimentação, validação de hipóteses, realizados de forma mecânica e sequencial, resultam no conhecimento científico. Procuramos demonstrar que ao utilizarmos procedimentos científicos, o conhecimento surge como fruto da contínua interação entre o pensar, sentir e fazer, articulando os domínios conceitual e metodológico. Consideramos que a proposta tem potencial para ser utilizada nos diversos níveis de ensino com vistas à construção de conhecimento sobre a Natureza da Ciência.