UMA ABORDAGEM DIDÁTICA BASEADA NO PENSAR, SENTIR E FAZER PARA ELABORAÇÃO DE MODELOS CIENTÍFICOS

Autores/as

  • Maria Lúcia da Silva Marques Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Viviane Florentino de Melo Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palabras clave:

Natureza da Ciência, Procedimentos científicos, Modelo científico

Resumen

Neste relato, apresentamos a aplicação de uma abordagem didática realizada por meio da adaptação do experimento conhecido como O objeto na Caixa. O propósito da atividade foi o ensino de procedimentos científicos, com vistas a elaboração de um modelo científico como objetivo principal de ensinar sobre a natureza da ciência. A atividade foi realizada com estudantes do curso de nutrição de uma universidade do Nordeste, matriculados em um componente curricular sobre fundamentos de química. A atividade foi estruturada visando desvincular a ideia fortemente arraigada de que procedimentos científicos tais como observação, formulação de hipóteses, experimentação, validação de hipóteses, realizados de forma mecânica e sequencial, resultam no conhecimento científico. Procuramos demonstrar que ao utilizarmos procedimentos científicos, o conhecimento surge como fruto da contínua interação entre o pensar, sentir e fazer, articulando os domínios conceitual e metodológico. Consideramos que a proposta tem potencial para ser utilizada nos diversos níveis de ensino com vistas à construção de conhecimento sobre a Natureza da Ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lúcia da Silva Marques, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bacharelado em Química (1978) e mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Bahia (1991). Professora adjunto 4, do Departamento de Química Geral e Inorgânica, do Instituto e Química da Universidade Federal da Bahia. Cursa o doutoramento em didática das ciências, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde investiga sobre a estratégia didática inquiry based scien education, inquiry, ou ensino por investigação.

Viviane Florentino de Melo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Sou licenciada em Química pela Fundação Universidade de Itaúna (UIT), Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense UFF e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feria de Santana UFBA/UEFS. Iniciei pós-doutoramento em agosto de 2024 na Universidade de São Paulo USP. Sou professora adjunta da Universidade Federal da Bahia desde 2019. Atuo como docente permanente no programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC). Sou uma das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC). Meus objetos de estudo se concentram na área de Educação em Ciências, dentre os quais destacam-se processos de ensino e aprendizagem, discurso em espaços instrucionais, autoconceito acadêmico e profissional, instrumentos de avaliação, formação de professores e pesquisadores para esse campo. 

Publicado

2025-07-02