O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
要旨
O presente estudo teve o objetivo de relatar uma experiência de estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da análise de aspectos como gestão de sala de aula, relação professor-aluno diante a educação para a diversidade, estrutura e recursos metodológicos utilizados em sala. Caracterizou-se como um relato de experiência sobre o Estágio Supervisionado, utilizando uma abordagem qualitativa. O mesmo ocorreu através da observação sem interferência do estagiário, em aulas de ciências em uma escola pública de educação básica no município de Abaetetuba-PA, com uma turma do 7º e outra do 8º ano do ensino fundamental. Foi utilizado diário de bordo para anotações e observações, e realizada uma entrevista semiestruturada com o professor supervisor do estágio. Os resultados apontam que o estagiário utilizou de ferramentas e comportamento adequado durante o processo de observação, apontando que a metodologia de sala utilizada pelo professor supervisor foi a expositiva-dialogada, além de fazer uso de elementos de metodologias ativas em alguns momentos, conseguindo chamar a atenção dos alunos com mais facilidade. A relação professor-aluno foi considerada satisfatória e adequada para ambas as partes, considerando aspectos como a heterogeneidade, gestão de sala, procedimentos avaliativos e adequação ao processo de ensino e aprendizagem. O estudo aponta a reafirmação do estágio supervisionado como uma fase fundamental na formação dos futuros docentes, além de abrir novas lacunas de pesquisa como a possibilidade do uso do método de observação utilizado em outros cursos e áreas afins, contribuindo para a sistematização do estágio supervisionado e destaque de percepções dos agentes envolvidos.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação Docente; Observação; Prática de Ensino.