A EXPERIÊNCIA DE CARTOGRAFIA SOCIAL NO LAGO DO ANTÔNIO EM HUMAITÁ-AM: REFLEXÕES DA CONVENÇÃO 169 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT) COMO PARTE DE PROCESSOS DIFERENCIADOS DE TERRITORIALIZAÇÃO E AÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO A POVOS E COMUNIDADES TRADIC

Authors

  • Suellen Andrade Barroso Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Jordeanes do N. Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Annanda Rayane S. de Azevedo

Abstract

As comunidades situadas ao longo do Rio Madeira – Paraiso Grande, Paraizinho e as comunidades situadas no Lago do Antônio – São Francisco, Cafezal, São Sebastião, Itá e Laguinho - estão reivindicando a regulação de seus territórios e o direito de uso dos recursos naturais na região. Essas comunidades enfrentam, além da lei ambiental (as quais não são de conhecimento dos agentes sociais) que restringe o uso legal dos recursos naturais, problemas de regularização fundiária e a invasão de seus territórios para a exploração ilegal de Madeira, castanha, açaí por supostos donos de terra e atravessadores de castanha e óleos vegetais. Este trabalho buscou evidenciar os processos diferenciados de Territorialização que essas comunidades vem enfrentando ao longo de suas fundações, principalmente com o poder estatal, tais experiências foram demonstradas nos mapas sociais elaborados pelos agentes sociais durante as oficinas sobre a Convenção 196 da OIT.

Palavras-Chave: Comunidades tradicionais, regularização fundiária, recursos naturais

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suellen Andrade Barroso, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestra em História Social pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Núcleo de pesquisa POLIS do Departamento de História da UFAM

Jordeanes do N. Araújo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Ciências Sociais pela UNESP. Professor de Antropologia no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Campus Vale do Madeira. Pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia

Annanda Rayane S. de Azevedo

Graduação em Pedagogia IEAA/UFAM. Mestra pelo Programa de Pós – Graduação no Ensino de Ciências e Humanidades IEAA/UFAM

Published

2022-01-01