A FORMAÇÃO DE DOCENTES DO CUANZA SUL PARA A ENSINO-APRENDIZAGEM NAS LÍNGUAS NACIONAIS

Autores

  • Joel Ramírez Ramos Universidade de Holguin (Cuba) e de Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwíla (Angola).
  • Jerónimo Lufuakenda Universidade Katyavala Bwíla (Angola)
  • Miguel Armindo João Universidade Katyavala Bwíla (Angola)

Resumo

A formação dos docentes para o ensino das línguas nacionais, situa-se entre as preocupações da educação angolana. Esta adquire maior importância no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Cuanza Sul. O plano curricular inclui este processo de formação de docentes, mas é escassa a preparação dos professores para desenvolver o mesmo nas escolas da província. Enquadrado nestas ideias, o artigo propõe como aperfeiçoar a preparação dos docentes para o ensino das línguas nacionais nas escolas do Cuanza Sul. Para obter resultados, desenvolveu-se um estudo histórico-lógico das línguas nacionais, a análise de documentos do plano curricular para diagnosticar a qualidade na formação dos professores e entrevistas a docentes. A partir destes considerou-se a necessidade de melhorar às competências profissionais para o ensino das línguas nacionais, tendo em conta às carências linguísticas e didácticas dos professores para o desenvolvimento deste processo e critérios favoráveis a respeito da formação inicial e permanente dos professores neste campo de acção. Mediante as oficinas de socialização com especialistas comprovou-se a pertinência da estratégia. Estas facilitaram o aperfeiçoamento da metodologia proposta para sua aplicação com a finalidades de aprimorar a formação dos professores para desenvolver o processo de ensino.

Palavras-chave: formação de docentes; processo de ensino-aprendizagem; línguas nacionais.

Biografia do Autor

Joel Ramírez Ramos, Universidade de Holguin (Cuba) e de Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwíla (Angola).

Doutor em Ciências Pedagógicas, Professor Titular da Universidade de Holguin (Cuba) e de Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwíla (Angola).

Jerónimo Lufuakenda, Universidade Katyavala Bwíla (Angola)

Mester em Ensino da Língua Portuguesa, Professor Asistente do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwíla (Angola).

Miguel Armindo João, Universidade Katyavala Bwíla (Angola)

Mester em Ensino da Língua Portuguesa, Professor Asistente do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul da Universidade Katyavala Bwíla (Angola).

Downloads

Publicado

2021-01-01