A PRÁTICA DO ENSINO ESTRUTURADO NO MODELO TEACCH FACE À INCLUSÃO ESCOLAR DO EDUCANDO COM TEA
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas. Método TEACCH. Autismo/TEA.Resumo
O presente estudo se propõe a analisar o cenário da prática do ensino estruturado no modelo TEACCH e a inclusão escolar da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no período de 2013 a 2017. Para tanto, optou-se em adotar a abordagem qualitativa para a realização de uma pesquisa de levantamento das produções acadêmico-científicas, entre teses e dissertações, publicadas no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior/CAPES. O estudo ancora-se no aporte teórico do Paradigma Inclusivo na educação Especial, articulado aos postulados sobre o método TEACCH como prática pedagógica de ensino para educandos com TEA. Os resultados evidenciaram poucas produções em nível stricto senso com o foco no TEACCH como método relacionado às práticas de ensino, apesar de reconhecidamente validado do ponto de vista teórico. Outro aspecto relevante identificado é a crítica ao TEACCH como um método que não promove a autonomia no aprendente, por ser focado em atividades repetitivas e estruturada individualmente. Além disso, pelos poucos estudos selecionados, observa-se a necessidade de produzir e socializar mais conhecimento científico e qualificado, em nível stricto senso, entre os profissionais da educação.
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