A PRÁTICA DO ENSINO ESTRUTURADO NO MODELO TEACCH FACE À INCLUSÃO ESCOLAR DO EDUCANDO COM TEA

Autores

  • Rosângela Porfírio Bastos Universidade Federal do Amazonas
  • Daniel Cerdeira de Souza

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Método TEACCH. Autismo/TEA.

Resumo

O presente estudo se propõe a analisar o cenário da prática do ensino estruturado no modelo TEACCH e a inclusão escolar da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no período de 2013 a 2017. Para tanto, optou-se em adotar a abordagem qualitativa para a realização de uma pesquisa de levantamento das produções acadêmico-científicas, entre teses e dissertações, publicadas no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior/CAPES. O estudo ancora-se no aporte teórico do Paradigma Inclusivo na educação Especial, articulado aos postulados sobre o método TEACCH como prática pedagógica de ensino para educandos com TEA. Os resultados evidenciaram poucas produções em nível stricto senso com o foco no TEACCH como método relacionado às práticas de ensino, apesar de reconhecidamente validado do ponto de vista teórico. Outro aspecto relevante identificado é a crítica ao TEACCH como um método que não promove a autonomia no aprendente, por ser focado em atividades repetitivas e estruturada individualmente. Além disso, pelos poucos estudos selecionados, observa-se a necessidade de produzir e socializar mais conhecimento científico e qualificado, em nível stricto senso, entre os profissionais da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Porfírio Bastos, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (2012) e Graduada em LICENCIATURA EM NORMAL SUPERIOR (Pedagogia) pela Universidade do Estado do Amazonas (2008). Especialista em Psicologia Clínica (ULBRA, 2016) e é Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Atualmente atua no Centro de atenção integral da criança/ CAIC/SUSAM e na Secretaria Municipal de Educação.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Bastos, R. P., & Souza, D. C. de . (2020). A PRÁTICA DO ENSINO ESTRUTURADO NO MODELO TEACCH FACE À INCLUSÃO ESCOLAR DO EDUCANDO COM TEA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 294–312. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5322