EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA.

Autores

  • sousa bruno freitas anne sulivan universty

Resumo

Muitos estudos tem sido desenvolvidos, acerca da epistemologia e da didática ,porque essas duas grandes áreas trata-se de questões educacionais e está relacionada aos processos cognitivos do ser humano, abordando a língua materna e a matemática em toda sua estrutura .Ao recorrer a um dicionário a palavra epistemologia significa familiaridade em determinado assunto, habilidade e experiência .Enquanto didática nada é mais do que direcionamento ou metodologia de ensino.

O ato de planejar, avaliar e organizar todas as ações do processo docente está diretamente relacionado entre esses dois campos de estudo, a epistemologia e a didática. A grande problemática está voltada para expansão dos estudos epistemológicos e didáticos dentro do processo de ensino-aprendizagem, porque há muita ignorância e falta de informação sobre esses dois campos de estudo. A base central desses estudos está alicerçada em grandes pilares da educação: como refletir e repensar sobre o saber, aprender a aprender a ensinar. A concepção da inteligência é um ponto instigante no qual deve ser abordada com precisão em todo cenário educacional porque é uma área descritiva que revela inúmeras descobertas como as múltiplas inteligências que são conceituadas como competências ou habilidades que auxiliam na formação e na construção do conhecimento cientificam. As unidades de ensino desenvolve um papel mais do que fundamental além de formar cidadãos críticos e reflexivos tem a função de desenvolver o raciocínio e a inteligência inteligente do indivíduo. Segundo o autor dessa obra enfatiza que existe dois grandes elementos que envolvem as questões epistemológicas dentro da ação dos docentes: em primeiro lugar contribui intensamente para a elaboração do saber(conhecimento)como uma rede de significados; perceber os resultados obtidos a partir da organização do trabalho escolar.

As principais ideias ou teorias citadas nessa obra é citar o papel da epistemologia, o funcionamento da didática e a importância da inteligência como rede de significados. Um dos objetivos dessa obra é a busca constante da possibilidade de interagir a epistemologia e a didática como dois pontos em comum. Perceber a existência de uma ideia ou de um conjunto de ideias dentro do processo de ensino aprendizagem é algo bem interessante porque o conhecimento é definido aqui como uma teia na qual foi tecida obedecendo a conexões entre si, e está presente dentro e fora do trabalho pedagógico e acadêmico.

O papel social do educador dentro da área de estudos da matemática e da língua materna, ou seja, de qualquer outra área é desempenhar um papel mutuo de combinação da matemática e da língua materna sendo trabalhadas de forma contextualizada com o objetivo de transformar teorias em conhecimentos práticos.

Publicado

2020-01-29

Como Citar

freitas, sousa bruno. (2020). EPISTEMOLOGIA E DIDÁTICA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 3(5). Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5261