CONHECIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA
Palavras-chave:
linguagem escrita. Aprendizagem. Fonoaudiologia.Resumo
A aprendizagem é um processo de construção de conhecimento, acontece quando o cérebro reage aos estímulos do ambiente, realiza as sinapses e/ou torna-as mais intensas. Conhecer o neurodesenvolvimento auxilia o educador a considerar a base biológica e os mecanismos neurofuncionais na utilização de teorias e práticas pedagógicas, obtendo um melhor potencial do seu aluno. O objetivo deste estudo foi caracterizar o conhecimento de educadores do ensino fundamental sobre o processo neurobiológico de aquisição de leitura e escrita e verificar a eficácia da orientação fonoaudiológica junto a eles. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário em 31 professores do Ensino Fundamental I, das cidades de Ferraz de Vasconcelos e Mauá, com o objetivo de extrair os conhecimentos prévios dos professores sobre o assunto. Na semana seguinte, foi entregue um folheto explicativo a respeito do tema e, reaplicado o mesmo questionário aos professores que receberam o folheto, verificando-se assim o efeito da orientação fonoaudiológica na situação pesquisada. Trata-se de um estudo experimental que foi submetido ao Comitê de Ética em pesquisa e todos os sujeitos assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foram observadas diferenças nas respostas entre os questionários um e dois, apresentando respostas mais assertivas no segundo questionário, após a intervenção fonoaudiológica. Concluiu-se que os professores têm pouco conhecimento a respeito da aquisição da linguagem escrita e apresentam dúvidas quanto a diferença entre transtornos e dificuldade de aprendizagem. Constatou-se a efetividade da orientação fonoaudiológica para a compreensão dos professores pesquisados sobre os problemas de aprendizagem.
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