ARTE E EDUCAÇÃO NA CULTURA SURDA

Autores

  • Yuri Miguel Macedo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/216572.2.3-1

Palavras-chave:

Arte, Arte surda, Comunidade Surda, Identidade Surda

Resumo

A presente pesquisa tem por finalidade promover uma reflexão sobre como a arte pode contribuir para a construção e a divulgação da identidade surda ao evidenciar sua importância para a vida dos surdos e sua comunidade. Neste trabalho empregou-se a abordagem qualitativa cujo levantamento bibliográfico nos levou a utilizar textos de autores que abordam a arte surda como: Anjos (2008), Caldas (2006); e a surdez como: Nakagawa (2012), Perlin (2008), Quadros (2004), Skliar (1998), Strobel (2008), dentre outros autores que possuem pesquisas com temas que colaboraram para a elaboração deste artigo cuja finalidade é promover reflexões acerca da importância da arte surda para os alunos surdos e a Comunidade Surda, ao passo que tentamos identificar a existência de carências que envolvem o uso dessa arte no cotidiano do surdo, assim como sua relevância no auxílio para o processo de inclusão dos surdos na sociedade e seus benefícios, tanto para os surdos quanto para sua comunidade e afins.

Biografia do Autor

Yuri Miguel Macedo, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Professor no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atua nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação Inclusiva, Educação, Devoções, Transversalidade, Africanidades e Ancestralidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Transversal (UFES) e do Grupo de Pesquisa Erê-Ecoa (UFES). É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisas em Linguagens, Poder e Contemporaneidade (IFBA) ; Espaços Deliberativos e Governança Pública (UFV/CLACSO) e Educação para as relações étnico-raciais, territorialidades e novas mídias (UFES). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Société Internationale d?Ergologie (SIE) e Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). 

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Miguel Macedo, Y. (2021). ARTE E EDUCAÇÃO NA CULTURA SURDA. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 2(3), 1–17. https://doi.org/10.29327/216572.2.3-1