Gestão escolar em seu âmbito formador – A formação continuada de docentes que atuam na educação profissional por meio das linguagens artísticas
Quando o aprendizado se mistura com o prazer.
Palavras-chave:
Gestão educacional. Arte educação. Formação de professores.Resumo
Esse trabalho apresenta experiências de cunho formativo articuladas e desenvolvidas no âmbito da gestão escolar direcionadas a docentes que atuam na educação para o trabalho/profissional. Por meio da uma avaliação diagnóstica acerca de quais temáticas o coletivo de educadores gostaria de trabalhar durante as reuniões pedagógicas, evidenciou-se a necessidade de promover ações formativas sobre a pedagogia por projetos utilizando as linguagens artísticas. Portanto, as atividades descritas neste artigo inserem-se em dois campos profissionais: a formação de educadores e a arte educação, por meio das linguagens artísticas (música, teatro, dança e artes visuais) como estratégia formativa. O objetivo dessas práticas foi o de fomentar com base em vivências artísticas o planejamento e a realização por parte dos educadores de aulas mais lúdicas, reflexivas, dinâmicas e com base na cultura do fazer em uma instituição de educação profissional.