O JORNALISMO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

REFLEXÕES SOBRE INTERNET, PRÁTICA JORNALÍSTICA E FORMAÇÃO MULTIMÍDIA

Autores/as

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

Sociedade da Informação; Prática jornalística; Formação Multimídia.

Resumen

Este artigo aborda o jornalismo na Sociedade da Informação. O objetivo é analisar os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática jornalística até a formação multimídia desses profissionais. Retrata a Sociedade da Informação, as mudanças no ofício do jornalista com o advento da internet e os novos caminhos para o ensino de jornalismo. Verificou que o domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação se faz necessário tanto na prática educativa e formadora dos jornalistas, como na prática social e na complexidade procedimental para lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos pela Sociedade da Informação.

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Biografía del autor/a

Jean Carlos da Silva Monteiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Comunicação, Cultura Organizacional e Tecnologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Estácio de São Luís. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Comunicação Multimídia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1339098378453005 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8025-3670 E-mail: falecomjeanmonteiro@gmail.com

Publicado

2020-08-19

Cómo citar

Monteiro, J. C. da S. (2020). O JORNALISMO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE INTERNET, PRÁTICA JORNALÍSTICA E FORMAÇÃO MULTIMÍDIA. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 1(2), 32–43. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7808