PERCUSSÃO CORPORAL NA ESCOLA:

RELATO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA

Autores/as

  • Taísa Aparecida dos Santos Almeida Escola Estadual Nossa Senhora das Graças
  • Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Percussão Corporal, Educação Musical, Música Corporal

Resumen

A presente comunicação apresenta o relato sobre a realização de exercícios práticos de exploração sonora e rítmicos corporais que compõe o cronograma de ações referentes à uma pesquisa em andamento que possui como tema a percussão corporal rítmica e o ensino de arte, pesquisa essa que possui o viés metodológico de pesquisa ação. Esta pesquisa restringe sua aplicabilidade à alunos da rede pública de ensino do estado do Amazonas, especificamente na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças localizada no município de Manicoré, com alunos do ensino fundamental II cursando o 8º ano. São apresentados conceitos sobre a percussão corporal bem como elementos que permitem reconhecer o corpo como um instrumento musical rítmico a partir da abordagem e possibilidades sonoras inspiradas em propostas pedagógicas do Grupo Barbatuques.

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Biografía del autor/a

Taísa Aparecida dos Santos Almeida, Escola Estadual Nossa Senhora das Graças

Professora de Arte da rede estadual de ensino no estado do Amazonas. Mestre em Arte pelo PROFArtes, Pós-graduada em Arte Educação pela Universidade Pitágoras UNOPAR, Pós-Graduada em Pedagogia Social e Gestão de Projetos Sociais pela Universidade Pitágoras UNOPAR. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Amazonas, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras UNOPAR. Técnica em Instrumentista de Banda - Percussão pela Universidade Federal do Pará.

Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor em História com ênfase em Sonoridades musicais da Amazônia pelo PPGH-UFAM, Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pelo PPGSCA- UFAM, Mestre em Ciências da Educação pela ULHT - Lisboa/Portugal, Especialista em Tecnologias Educacionais aplicadas ao ensino e produção musical pela UNI Nilton Lins e Especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimento Educacional pela UFAM, Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música pela UFAM, coordenador do Mestrado Profissional em Artes(PROFARTES UFAM/UEA), coordenador do Bacharaldo em Música da UFAM, Coordenador do Laboratório de Produção Musical da FAARTES, Profesor Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da UFAM, Profesor Adjunto IV da Faculdade de Artes da UFAM, Lider do GP Banzeiro - Estudos e Pesquisas em Cultura e Desafios Amazônicos, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia, Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Mùsica(ANPPOM), Associação Brasileira de Educação Musical(ABEM), International Association of Studies of Popular Music -America Latin(IASPM-AL), Associação Amazonense de Arte Educadores(AMARTE), Orientador nas linhas de Tecnologia e Produção Musical, Etnomusicologia, musicologia, Cultura e Folclore da América Latina, Inclusão e História da Música no Amazonas, produtor musical, arranjador, comositor, multiinstrumentista, escritor e coordenador do Projeto Musical Arraial de Manaós, tem artigos publicados sobre as festas folclóricas do Amazonas e suas sonoridades para o contexto musicológico da região, Braille, Deficiência Visual e Educação Especial para as Artes.

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

dos Santos Almeida, T. A. ., & Brandão Medeiros Pinto, R. A. . (2025). PERCUSSÃO CORPORAL NA ESCOLA: : RELATO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA . AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 4(2), 19 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17662