INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO HÍBRIDO

PROJETO FOLCLOREANDO

Autores/as

  • Muriell Gonçalves da Silva
  • Yara dos Santos Costa Passos

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, ensino híbrido, prática coletiva, dança na escola

Resumen

Este estudo tem a intenção de abordar a retomada das atividades práticas de dança na escola, durante o ensino híbrido, bem como discutir sobre a interdisciplinaridade e seus impactos positivos em tempos de pandemia. Para isso, tomou-se como base a realização do projeto Folcloreando, desenvolvido numa escola da rede pública estadual do Amazonas, com alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental – anos iniciais. O estudo fomenta-se nas articulações necessárias para o desenvolvimento do projeto e nas percepções sobre a interdisciplinaridade no ambiente escolar. Dessa forma, os resultados obtidos se entrecruzam aos desafios de cumprir os protocolos de segurança contra a covid-19 ao realizar atividades coletivas, mas apontam para um modo seguro e eficaz de continuar a desenvolver as artes do corpo no ambiente escolar.

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Biografía del autor/a

Muriell Gonçalves da Silva

Mestra em Artes pelo Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES - UFAM/UEA (2023), Especialista em Metodologia do Ensino de Arte pela Faculdade de Educação São Luís (2018), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Norte (2009), Graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (2005). Atua como professora de Arte efetiva da SEDUC/AM desde 2013. Pesquisadora das correlações entre arte e educação, com ênfase nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola pública. Professora supervisora do PIBID 2024/2026 no subprojeto Dança.

Yara dos Santos Costa Passos

Urucuritubense (AM), Corpa da floresta, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Mestra em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa. Pós-graduada em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia. Foi diretora-Intérprete-Criadora da Índios.com Cia de Dança (Amazonas), recebendo diversos prêmios como: FUNARTE - Prêmio Klauss Vianna 2007, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2014; da SEC/AM com edital Proarte 2013; Manauscult com Edital danças da cidade (2014) e Conexões Culturais 2020/Lei Aldir Blanc. Trabalha com balé aéreo desde 2001, após formar na AGAM (Anjos Guerreiros do Amazonas) como rapelista nível básico e avançado. Participou da Mostra FUNARTE de Dança e teatro - Mambembão 2012, Plataforma Internacional Estado da Dança (SP) e Festival Internacional de Dança do Recife com o espetáculo "Rastros Híbridos". Foi uma das dez profissionais de dança no Brasil a receber o prêmio Bolsa de Criação Artística da FUNARTE em 2009 com o projeto de pesquisa em dança aérea. O espetáculo "Rito de Passagem" de sua autoria foi premiado com o Palco Giratório 2009, Ano Brasil em Portugal (Coimbra) e Concurso Cultura 2014. Fez uma residência artística na Guiana Francesa pela Cia Norma Claire. Atuou como Coordenadora de Cultura e Técnica de Dança do SESC-Amazonas. Participou do movimento Mobiliza Cultura do Amazonas, pelo fortalecimento e engajamento político de artistas da dança e de outras linguagens artísticas. Em 2020 participou dos festivais online PAN (Potencia das Artes do Norte) e Motim. É professora concursada da disciplina Composição Coreográfica da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA). Coordena projetos de iniciação científica e de extensão na UEA, em duas linhas de trabalho: a verticalidade e a transitoriedade de espaços na dança e processos criativos oriundos de estudos sobre "corpas/corpos da floresta", termo lançado a partir da sua tese de doutoramento. Dirigiu e coreografou balé aéreo em grandes eventos destacando os espetáculos "O glorioso" e Concertos de Natal para a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, balé aéreo do Boi Caprichoso no Festival e Parintins em 2022, 2023 e 2024. Atua como coordenadora do CT "Corpo e política: implicações e conexões em danças" e atuou no Conselho Cientifico e Fiscal da ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança), é associada da ANDA e da FAEB. Integra como professora o Programa de Mestrado Profissional - ProfArtes - Convênio UFAM/UEA.

Publicado

2025-01-30

Cómo citar

Gonçalves da Silva, M., & dos Santos Costa Passos, Y. . (2025). INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO HÍBRIDO : PROJETO FOLCLOREANDO. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 4(2), 11 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17656