PROCESSOS CRIATIVOS DE DRAMATURGIAS COMTEMPORÂNEAS A PARTIR DOS SABERES DA EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES-ARTISTAS COM O PROFESSOR-DRAMATURGISTA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Caio Muniz PROF-ARTES/UFAM/UEA
  • Vanja Poty Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Palabras clave:

Ensino do teatro, Linguagem teatral, Dramaturgismo

Resumen

Este artigo é parte do processo de pesquisa académica e artística do componente, experiência estética e a prática do ensino das Artes, do Mestrado profissional em Artes, programa ProfArtes, nele desenvolvo a pesquisa de processos criativos de dramaturgia contemporânea  para o contexto da escola pública em Manaus – AM, na qual leciono a matéria de Artes para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, e nessa etapa da pesquisa proponho uma metodologia de ensino da linguagem teatral, aplicada e baseada, no processo de coautoria compartilhada, na quadra articuladora e na pesquisa de desenvolvimento ou DBR, compreendo a experiência dos estudantes, como disparador criativos para os processos colaborativos de criação de dramaturgias contemporâneas com a orientação do professor de Artes como um dramaturgista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Muniz, PROF-ARTES/UFAM/UEA

Tem experiência na área de Artes cênicas, com ênfase em Teatro. pesquisador bolsista da FAPEAM - UEA. Mestrando do Prof-Artes polo UFAM/UEA.

Vanja Poty, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Atriz, performer e encenadora preta. Paulistana, filha de migrantes sergipanos e residente em Manaus, encontra-se no espaço entre essas geografias. Professora de atuação e performance no Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas e no mestrado PROF-ARTES (UFAM/ UEA). Pós-doutoranda no Hemispheric Encounters, doutora em Artes da Cena pela UNICAMP, mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, licenciada em Artes Cênicas pela UNESP e atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma. Foi bolsista em História da Arte pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Autora de "A Cena e o Sonho: Poéticas Rituais de Criação na Obra do Odin Teatret" (2015). Coordenadora e propositora do projeto de extensão e pesquisa Núcleo de Práticas Meditativas no Treinamento do Artista (NUPRAMTA), desde 2015. Integra a coordenação do Congresso Internacional de Teatro do Amazonas (CITA), que teve sua primeira edição em 2023.

Publicado

2025-01-15

Cómo citar

Muniz, C., & Poty, V. (2025). PROCESSOS CRIATIVOS DE DRAMATURGIAS COMTEMPORÂNEAS A PARTIR DOS SABERES DA EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES-ARTISTAS COM O PROFESSOR-DRAMATURGISTA NO CONTEXTO ESCOLAR. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 5(1), 91 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17616