EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FOTOGRAFIA A PESSOAS SURDAS:
Aplicação dos Princípios de UX Design no Site Libras e Imagens
Palabras clave:
UX Design; Libras and Images Website; Inclusive Education; Deaf PeopleResumen
Este artigo é derivado da Tese de Doutorado intitulada "Língua Brasileira de Sinais e Imagens: O Processo de Ensino-Aprendizagem da Fotografia Usando Interfaces Digitais Projetadas para Pessoas Surdas", apresentada no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A tese desenvolveu um site inclusivo para ensinar conceitos de fotografia a pessoas surdas. Na criação da interface do site, foram aplicados os princípios do design de experiência do usuário (UX design), UX writing e Pedagogia Visual, visando facilitar a navegação e a visualização da informação por usuários surdos. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, objetivando identificar os elementos de acessibilidade empregados no desenvolvimento do site. Este estudo apresenta apontamentos e direções para pesquisas futuras, destacando a importância da multidisciplinaridade no Design, por meio da integração de disciplinas como Fotografia, Pedagogia Visual e Libras, evidenciando que o design de conteúdos didáticos inclusivos contribui para o processo de ensino-aprendizagem de pessoas surdas.