EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FOTOGRAFIA A PESSOAS SURDAS:

Aplicação dos Princípios de UX Design no Site Libras e Imagens

Autores/as

  • Janaina Ramos Marcos UDESC
  • Milton José Cinelli UDESC

Palabras clave:

UX Design; Libras and Images Website; Inclusive Education; Deaf People

Resumen

Este artigo é derivado da Tese de Doutorado intitulada "Língua Brasileira de Sinais e Imagens: O Processo de Ensino-Aprendizagem da Fotografia Usando Interfaces Digitais Projetadas para Pessoas Surdas", apresentada no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A tese desenvolveu um site inclusivo para ensinar conceitos de fotografia a pessoas surdas. Na criação da interface do site, foram aplicados os princípios do design de experiência do usuário (UX design), UX writing e Pedagogia Visual, visando facilitar a navegação e a visualização da informação por usuários surdos. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, objetivando identificar os elementos de acessibilidade empregados no desenvolvimento do site. Este estudo apresenta apontamentos e direções para pesquisas futuras, destacando a importância da multidisciplinaridade no Design, por meio da integração de disciplinas como Fotografia, Pedagogia Visual e Libras, evidenciando que o design de conteúdos didáticos inclusivos contribui para o processo de ensino-aprendizagem de pessoas surdas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milton José Cinelli, UDESC

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Chimie Physique Option Matériaux - Université de Limoges - França (1996). Professor Associado e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design na linha Interfaces e Interações Físicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Assistivas, Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistemas de Instrumentações ópticos. Coordenador de Pesquisa Institucional da UDESC 2010-2016. Atuou como pesquisador/inventor no projeto de desenvolvimento da bengala eletrônica que culminou com a obtenção da patente, marca e desenho industrial.

Publicado

2024-12-24

Cómo citar

Ramos Marcos, J., & José Cinelli, M. (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FOTOGRAFIA A PESSOAS SURDAS: : Aplicação dos Princípios de UX Design no Site Libras e Imagens. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 5(3), 1 –. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/15998