ACESSIBILIDADE EM JOGOS DIGITAIS

ANÁLISE DE RECURSOS PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO

Autores/as

  • Larissa Zanetti Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Matheus Augusto Pereira Lopes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Pedro Henrique Cristofori Simões Izelle Universidade Federal do Espírito Santo
  • Priscilla Maria Cardoso Garone Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

jogos digitais, acessibilidade, baixa visão

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir a importância da acessibilidade em jogos digitais para pessoas com baixa visão. A análise foi realizada em jogos que apresentam recursos para tornar a experiência de jogo acessível para este público. Para a análise, foram selecionados jogos que possuem opções de personalização acessíveis. O estudo envolveu uma revisão bibliográfica e análise comparativa de recursos de acessibilidade em jogos digitais. Foram coletados dados em bases bibliográficas sobre baixa visão e jogos com recursos acessíveis. Além disso, foram feitas buscas em plataformas de jogos on-line e em premiações para compilar uma lista de jogos e de recursos acessíveis, que foram então comparados. Os resultados da pesquisa indicam uma tendência crescente no uso e implementação de recursos de acessibilidade visual nos jogos ao longo dos anos. Os recursos de acessibilidade mais comumente encontrados nos jogos analisados foram esquema de cores para daltonismo, modo de alto contraste, personalização da HUD, fontes e legendas e ampliação de recursos visuais.

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Publicado

2023-07-07

Cómo citar

Zanetti Alves, L., Augusto Pereira Lopes, M., Cristofori Simões Izelle, P. H., & Maria Cardoso Garone, P. (2023). ACESSIBILIDADE EM JOGOS DIGITAIS: ANÁLISE DE RECURSOS PARA PESSOAS COM BAIXA VISÃO. AEC&D - Arte, Educación, Comunicación & Design, 4(1), 41–54. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/12069