AS AS DORES DOS PROFESSORES NA FASE DOS ANOS INICIAIS DA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO RECIFE EM CONTEXTO DE ENSINO HÍBRIDO
Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Design, ComunicaçãoResumo
As atividades educacionais realizadas durante o período de pandemia transformaram cotidiano e dinâmica entre estudantes e professores. A suspensão das aulas provocada pelo isolamento social causou impacto na tradicional forma de interação educacional. A solução encontrada para reduzir o impacto da suspensão das aulas foi o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Longe de ter sido uma alternativa dialogada, supõe-se que a adoção desta prática impediu um impacto negativo ainda maior no processo de ensino e aprendizagem. O cenário atual tem apresentado como consequência a defasagem de alguns anos de escolaridade no desenvolvimento de crianças e jovens e desestímulo dos professores. Neste cenário, foram utilizados processos e ferramentas do design, no momento de excepcionalidade durante o biênio 2020/2021, para: levantar as dores dos professores; selecionar uma dor; e contribuir desenhando solução para a referida dor. O objetivo deste artigo é apresentar o percurso metodológico realizado para desenhar a proposta de solução para a dor escolhida.
Downloads
