AS AS DORES DOS PROFESSORES NA FASE DOS ANOS INICIAIS DA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO RECIFE EM CONTEXTO DE ENSINO HÍBRIDO

Autores

  • Fabiana Silva Barboza dos Santos Cesar School

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Design, Comunicação

Resumo

As atividades educacionais realizadas durante o período de pandemia transformaram cotidiano e dinâmica entre estudantes e professores. A suspensão das aulas provocada pelo isolamento social causou impacto na tradicional forma de interação educacional. A solução encontrada para reduzir o impacto da suspensão das aulas foi o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação.  Longe de ter sido uma alternativa dialogada, supõe-se que a adoção desta prática impediu um impacto negativo ainda maior no processo de ensino e aprendizagem. O cenário atual tem apresentado como consequência a defasagem de alguns anos de escolaridade no desenvolvimento de crianças e jovens e desestímulo dos professores. Neste cenário, foram utilizados processos e ferramentas do design, no momento de excepcionalidade durante o biênio 2020/2021, para: levantar as dores dos professores; selecionar uma dor; e contribuir desenhando solução para a referida dor. O objetivo deste artigo é apresentar o percurso metodológico realizado para desenhar a proposta de solução para a dor escolhida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-10

Como Citar

Barboza dos Santos, F. S. . (2025). AS AS DORES DOS PROFESSORES NA FASE DOS ANOS INICIAIS DA ETAPA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TURMAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO RECIFE EM CONTEXTO DE ENSINO HÍBRIDO. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 5(3), 76 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/10506