A CALISTENIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DO TROMPETISTA

Autores

  • Rubens Cláudio Souza Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas
  • Hermes Coelho Gomes Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/216572.1.1-4

Palavras-chave:

Calistenia, Trompete, Educação Musical

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise sobre as práticas calistênicas dentro de uma ótica técnica musical, voltada para instrumentos de metais em especial ao trompete, onde foram abordados, de uma forma simples, porém objetiva, os fatores físicos que implicaram no resultado final da performance de um trompetista. Para a compreensão da Calistenia como agente facilitador da prática do trompete, foi necessário um entendimento da referida técnica enquanto ginástica e a sua relação com o treinamento muscular durante a prática musical, assim foi possível uma abordagem da sua contribuição para a solução dos possíveis problemas técnicos que possam interferir no desenvolvimento técnico musical do trompetista.

Biografia do Autor

Hermes Coelho Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Unicamp (2012). Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2006). Graduado em Composição e Regência pelo Centro Universitário FMU-FIAM-FAAM - (Faculdade de Artes Alcântara Machado), em São Paulo (1998), e clarinetista formado pelo Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos (1988). Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas FAARTES. Ministra as disciplinas: Regência, Canto Coral, Harmonia, Análise e Estruturação Musical, Contraponto, Percepção Musical, História da Música, Prática instrumental. Regente Titular da Orquestra Sinfônica da UFAM (OSUFAM) e Coro de Câmara da OSUFAM. Dirigiu concertos frente a Gärchinger Kantorei und Bach Collegium Stuttgart (Alemanha), Orquestra Sinfônica de Americana,Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra L`estro Armônico de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, Orquestra de Câmara do Amazonas e Coral Amazonas ambos copos artísticos Teatro Amazonas (Manaus).

Downloads

Publicado

2020-06-06

Como Citar

Souza, R. C. ., & Coelho Gomes, H. (2020). A CALISTENIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO COMO AGENTE FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DO TROMPETISTA. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(1), 42–56. https://doi.org/10.29327/216572.1.1-4