O Ensino do Violão em Espaços Não-Formais para Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social: Associação de Desenvolvimento Coesivo da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.29327/216572.1.2-1Palavras-chave:
Ensino, Violão, Filantropia.Resumo
A proposta do trabalho é analisar a forma em que o ensino do violão é desenvolvido em Organização Não-Governamental, de modo especial na Associação de Desenvolvimento Coesivo da Amazônia, para jovens em situação de vulnerabilidade social. Para entendermos seu trabalho foi necessário conhecer a chegada do violão no país e seus principais métodos. A abordagem do estudo parte da educação musical, das políticas públicas voltadas ao ensino, e o papel das instituições filantrópicas em práticas musicais nas periferias das cidades grandes. Definiu-se como campo o Núcleo de Desenvolvimento Familiar, por dedicar-se ao ensino do violão. A pesquisa foi qualitativa e de observação, utilizando como recurso metodológico entrevistas com a coordenação pedagógica, com professor de violão e com alunos da instituição, e contou com visitas técnicas. Ao final, verificou-se o trabalho pedagógico e os principais desafios em que tais instituições enfrentam para desenvolverem o ensino do violão, dentre os quais, recursos insuficientes para a continuidade do atendimento ao público.
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