O Ensino do Violão em Espaços Não-Formais para Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social: Associação de Desenvolvimento Coesivo da Amazônia

Autores

  • Jean Batista da Cunha Universidade Federal do Amazonas
  • Hermes Coelho Gomes Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Ensino, Violão, Filantropia.

Resumo

A proposta do trabalho é analisar a forma em que o ensino do violão é desenvolvido em Organização Não-Governamental, de modo especial na Associação de Desenvolvimento Coesivo da Amazônia, para jovens em situação de vulnerabilidade social. Para entendermos seu trabalho foi necessário conhecer a chegada do violão no país e seus principais métodos. A abordagem do estudo parte da educação musical, das políticas públicas voltadas ao ensino, e o papel das instituições filantrópicas em práticas musicais nas periferias das cidades grandes. Definiu-se como campo o Núcleo de Desenvolvimento Familiar, por dedicar-se ao ensino do violão. A pesquisa foi qualitativa e de observação, utilizando como recurso metodológico entrevistas com a coordenação pedagógica, com professor de violão e com alunos da instituição, e contou com visitas técnicas. Ao final, verificou-se o trabalho pedagógico e os principais desafios em que tais instituições enfrentam para desenvolverem o ensino do violão, dentre os quais, recursos insuficientes para a continuidade do atendimento ao público.

Biografia do Autor

Jean Batista da Cunha, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Música pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; em Pedagogia pela FSDB; pós-graduado em Gestão Escolar pelo SENAC Santo Amaro.

Hermes Coelho Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Música/ Regência – UNICAMP; professor adjunto na Universidade Federal do Amazonas; coordenador do curso de música diurno na FAARTES, coordenador do Laboratório de Práticas Interpretativas da UFAM; regente da Orquestra Sinfônica da UFAM; regente do Coro de Câmara da UFAM.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Batista da Cunha, J., & Coelho Gomes, H. (2020). O Ensino do Violão em Espaços Não-Formais para Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social: Associação de Desenvolvimento Coesivo da Amazônia. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 1(2), 01–10. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/7596