PERCUSSÃO CORPORAL NA ESCOLA:

RELATO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA

Autores

  • Taísa Aparecida dos Santos Almeida Escola Estadual Nossa Senhora das Graças
  • Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Percussão Corporal, Educação Musical, Música Corporal

Resumo

A presente comunicação apresenta o relato sobre a realização de exercícios práticos de exploração sonora e rítmicos corporais que compõe o cronograma de ações referentes à uma pesquisa em andamento que possui como tema a percussão corporal rítmica e o ensino de arte, pesquisa essa que possui o viés metodológico de pesquisa ação. Esta pesquisa restringe sua aplicabilidade à alunos da rede pública de ensino do estado do Amazonas, especificamente na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças localizada no município de Manicoré, com alunos do ensino fundamental II cursando o 8º ano. São apresentados conceitos sobre a percussão corporal bem como elementos que permitem reconhecer o corpo como um instrumento musical rítmico a partir da abordagem e possibilidades sonoras inspiradas em propostas pedagógicas do Grupo Barbatuques.

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Biografia do Autor

Taísa Aparecida dos Santos Almeida, Escola Estadual Nossa Senhora das Graças

Professora de Arte da rede estadual de ensino no estado do Amazonas. Mestre em Arte pelo PROFArtes, Pós-graduada em Arte Educação pela Universidade Pitágoras UNOPAR, Pós-Graduada em Pedagogia Social e Gestão de Projetos Sociais pela Universidade Pitágoras UNOPAR. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Amazonas, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras UNOPAR. Técnica em Instrumentista de Banda - Percussão pela Universidade Federal do Pará.

Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor em História com ênfase em Sonoridades musicais da Amazônia pelo PPGH-UFAM, Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pelo PPGSCA- UFAM, Mestre em Ciências da Educação pela ULHT - Lisboa/Portugal, Especialista em Tecnologias Educacionais aplicadas ao ensino e produção musical pela UNI Nilton Lins e Especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimento Educacional pela UFAM, Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música pela UFAM, coordenador do Mestrado Profissional em Artes(PROFARTES UFAM/UEA), coordenador do Bacharaldo em Música da UFAM, Coordenador do Laboratório de Produção Musical da FAARTES, Profesor Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da UFAM, Profesor Adjunto IV da Faculdade de Artes da UFAM, Lider do GP Banzeiro - Estudos e Pesquisas em Cultura e Desafios Amazônicos, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia, Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Mùsica(ANPPOM), Associação Brasileira de Educação Musical(ABEM), International Association of Studies of Popular Music -America Latin(IASPM-AL), Associação Amazonense de Arte Educadores(AMARTE), Orientador nas linhas de Tecnologia e Produção Musical, Etnomusicologia, musicologia, Cultura e Folclore da América Latina, Inclusão e História da Música no Amazonas, produtor musical, arranjador, comositor, multiinstrumentista, escritor e coordenador do Projeto Musical Arraial de Manaós, tem artigos publicados sobre as festas folclóricas do Amazonas e suas sonoridades para o contexto musicológico da região, Braille, Deficiência Visual e Educação Especial para as Artes.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

dos Santos Almeida, T. A. ., & Brandão Medeiros Pinto, R. A. . (2025). PERCUSSÃO CORPORAL NA ESCOLA: : RELATO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA . AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 4(2), 19 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17662