PROCESSOS CRIATIVOS DE DRAMATURGIAS COMTEMPORÂNEAS A PARTIR DOS SABERES DA EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES-ARTISTAS COM O PROFESSOR-DRAMATURGISTA NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Ensino do teatro, Linguagem teatral, DramaturgismoResumo
Este artigo é parte do processo de pesquisa académica e artística do componente, experiência estética e a prática do ensino das Artes, do Mestrado profissional em Artes, programa ProfArtes, nele desenvolvo a pesquisa de processos criativos de dramaturgia contemporânea para o contexto da escola pública em Manaus – AM, na qual leciono a matéria de Artes para estudantes dos anos finais do ensino fundamental, e nessa etapa da pesquisa proponho uma metodologia de ensino da linguagem teatral, aplicada e baseada, no processo de coautoria compartilhada, na quadra articuladora e na pesquisa de desenvolvimento ou DBR, compreendo a experiência dos estudantes, como disparador criativos para os processos colaborativos de criação de dramaturgias contemporâneas com a orientação do professor de Artes como um dramaturgista.