NOVOS HÁBITOS FONOGRÁFICOS:

UMA REVOLUÇÃO PÓS COVID-19 NO MODO DE PRODUÇÃO MUSICAL

Autores

  • Renato Brandão Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Produção Sonora, Equipamentos, Processos Criativos

Resumo

O presente artigo se ocupa de refletir sobre a revolução que se apresenta para a produção sonora em relação a invasão de novos equipamentos mais baratos e de fácil acesso. Neste texto valorizamos a posição da pandemia de COVID-19 como agente influenciadora de uma aceleração do movimento industrial para a produção de conteúdos par a internet unindo públicos diferentes na maneira de produzir e unidos pelo compartilhamento dos mesmos equipamentos. Além dessas relações, também são comentados os valores e forma de compra de antigos equipamentos de estúdio para o modelo abrangente atual com o comércio sem fronteiras entre as nações. Por fim, o estudo conclui apontando que novos rumos  para a produção sonora  já são vistos, mitos e verdades se revelam com mais solidez diante da melhoria da qualidade comunicativa entre músicos e indústria fonográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Brandão, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor em História com ênfase em Sonoridades musicais da Amazônia pelo PPGH-UFAM, Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pelo PPGSCA- UFAM, Mestre em Ciências da Educação pela ULHT - Lisboa/Portugal, Especialista em Tecnologias Educacionais aplicadas ao ensino e produção musical pela UNI Nilton Lins e Especialista em Políticas Públicas e Desenvolvimento Educacional pela UFAM, Licenciado em Educação Artística com habilitação em Música pela UFAM, coordenador do Mestrado Profissional em Artes(PROFARTES UFAM/UEA), coordenador do Bacharaldo em Música da UFAM, Coordenador do Laboratório de Produção Musical da FAARTES, Profesor Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da UFAM, Profesor Adjunto IV da Faculdade de Artes da UFAM, Lider do GP Banzeiro - Estudos e Pesquisas em Cultura e Desafios Amazônicos, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Música na Amazônia, Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Mùsica(ANPPOM), Associação Brasileira de Educação Musical(ABEM), International Association of Studies of Popular Music -America Latin(IASPM-AL), Associação Amazonense de Arte Educadores(AMARTE), Orientador nas linhas de Tecnologia e Produção Musical, Etnomusicologia, musicologia, Cultura e Folclore da América Latina, Inclusão e História da Música no Amazonas, produtor musical, arranjador, comositor, multiinstrumentista, escritor e coordenador do Projeto Musical Arraial de Manaós, tem artigos publicados sobre as festas folclóricas do Amazonas e suas sonoridades para o contexto musicológico da região, Braille, Deficiência Visual e Educação Especial para as Artes.

Downloads

Publicado

2025-01-10

Como Citar

Brandão, R. (2025). NOVOS HÁBITOS FONOGRÁFICOS: : UMA REVOLUÇÃO PÓS COVID-19 NO MODO DE PRODUÇÃO MUSICAL. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 5(1), 37–45. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/17597