EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FOTOGRAFIA A PESSOAS SURDAS:

Aplicação dos Princípios de UX Design no Site Libras e Imagens

Autores

  • Janaina Ramos Marcos UDESC
  • Milton José Cinelli UDESC

Palavras-chave:

UX Design; Libras and Images Website; Inclusive Education; Deaf People

Resumo

Este artigo é derivado da Tese de Doutorado intitulada "Língua Brasileira de Sinais e Imagens: O Processo de Ensino-Aprendizagem da Fotografia Usando Interfaces Digitais Projetadas para Pessoas Surdas", apresentada no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A tese desenvolveu um site inclusivo para ensinar conceitos de fotografia a pessoas surdas. Na criação da interface do site, foram aplicados os princípios do design de experiência do usuário (UX design), UX writing e Pedagogia Visual, visando facilitar a navegação e a visualização da informação por usuários surdos. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, objetivando identificar os elementos de acessibilidade empregados no desenvolvimento do site. Este estudo apresenta apontamentos e direções para pesquisas futuras, destacando a importância da multidisciplinaridade no Design, por meio da integração de disciplinas como Fotografia, Pedagogia Visual e Libras, evidenciando que o design de conteúdos didáticos inclusivos contribui para o processo de ensino-aprendizagem de pessoas surdas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton José Cinelli, UDESC

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Chimie Physique Option Matériaux - Université de Limoges - França (1996). Professor Associado e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design na linha Interfaces e Interações Físicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Assistivas, Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistemas de Instrumentações ópticos. Coordenador de Pesquisa Institucional da UDESC 2010-2016. Atuou como pesquisador/inventor no projeto de desenvolvimento da bengala eletrônica que culminou com a obtenção da patente, marca e desenho industrial.

Downloads

Publicado

2024-12-24

Como Citar

Ramos Marcos, J., & José Cinelli, M. (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FOTOGRAFIA A PESSOAS SURDAS: : Aplicação dos Princípios de UX Design no Site Libras e Imagens. AEC&D - Arte, Educação, Comunicação & Design, 5(3), 1 –. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/dcae/article/view/15998