USABILIDADE E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: ESTUDO DE CASO SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABWEB
Palavras-chave:
Virtual learning environment, User experience, Usability, Information architecture, ColabWebResumo
Devido aos avanços tecnológicos, a área da educação passou a utilizar mais recursos digitais, por exemplo, os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA´S) que buscam conceder um espaço para o compartilhamento de informações entre discentes e docentes remotamente. Para promover essa interação, torna-se necessário priorizar critérios que facilitem a experiência do usuário. Portanto, este artigo teve como objetivo geral auxiliar no aprimoramento da interação dos usuários com os AVA´S, através de recomendações de melhorias centradas na usabilidade e arquitetura de informação. Para atingir este fim, fez-se a adaptação da metodologia projetual do Duplo Diamante; realizou-se um levantamento de dados bibliográficos, com abordagem qualitativa; identificaram-se os principais problemas no ColabWeb, mediante um estudo de caso; e consultou-se o público através de um questionário online. Acredita-se que inúmeras possibilidades de pesquisas podem ser iniciadas a partir do presente estudo, especialmente, aquelas que visualizam o usuário como ponto central e decisivo para o desenvolvimento de soluções.