Análise sobre modelos atômicos em Livros Didáticos de Química segundo a História e Filosofia da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202105Palavras-chave:
Ensino de Química, PNLD 2018, Livros didáticos de Química, História e Filosofia da CiênciaResumo
Nesse artigo os livros didáticos de Química do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018 foram analisados em relação ao uso de História e Filosofia da Ciência (HFC) em capítulos sobre modelos atômicos. Foi analisado se o livro didático emprega a HFC, adaptando as propostas de Ternes, Scheid e Gullich (2009) e Vidal e Porto (2017). Foram analisados os seguintes aspectos: as biografias dos cientistas, a descrição e representação dos experimentos, apresentação do aspecto coletivo no desenvolvimento científico, presença de contexto histórico e se foi utilizado o conceito de revoluções científicas de Thomas Kuhn (2013). Foi observado que os livros didáticos apresentam o trabalho dos cientistas como praticamente individual e não é discutido o papel das sociedades científicas no processo de construção da Ciência. O contexto histórico foi pouco empregado para descrever como ocorre o desenvolvimento das teorias científicas. Foi observado que os livros abordaram a HFC de forma muito superficial e o desenvolvimento científico é apresentado apenas como uma construção linear. É importante empregar a HFC de forma mais aprofundada para proporcionar avanços nas concepções dos estudantes sobre a natureza da Ciência.
Downloads
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 05 de Fevereiro de 2021.
CACHAPUZ, A., et al. A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. Editora Cortez, São Paulo, 2005.
CHALMERS, A. F. O que é Ciência afinal? Editora Brasiliense, 1993.
CISCATO, C. A. M.; PEREIRA, L. F.; CHEMELLO, E. Química. Vol 1. Editora Moderna São Paulo, 2016.
FONSECA, M. R. M. da Química: ensino médio. 2 ed. São Paulo: Ática, 2016.
GIL PEREZ, D.; et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
HOTTECKE, D. How and What Can We Learn From Replicating Historical Experiments? A Case Study. Science and Education. v. 9, p. 343-362, 2000.
KUHN, T. S. A estrutura das Revoluções Científicas. 12ª ed, São Paulo: Perspectiva, 2013.
LISBOA, J. C. F. et al. Ser protagonista. Vol 1. 3 ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
MATTHEWS, M. R. Historia, filosofía y enseñanza de las ciencias: la aproximación actual. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n. 2, p. 255-277, 1994.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 3ed São Paulo, Scipione, 2016.
NOVAIS, V. L. D. de.; ANTUNES, M. T. Vivá: Química. Vol.1, Curitiba: Positivo, 2016.
RIBAS H. L.; AIRES J. A. História e Filosofia da Ciência no ensino de química: o que os alunos pensam sobre a colaboração entre os cientistas. In.: Encontro de Educação Química da Bahia. Salvador, 17-20 de Julho de 2012.
ROCHA, J. R. C. da; CAVICHIOLI, A.; Uma Abordagem Alternativa para o Aprendizado dos Conceitos de Átomo, Molécula, Elemento Químico, Substância Simples e Substância Composta nos Ensinos Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, n. 21, p. 29-33, 2005.
ROMANELLI, L. I. O Professor e o Conceito Átomo. Química Nova na Escola, n. 3, p. 27-31, 1996.
SANTOS, J. A. L. et al. A contextualização histórica da evolução em livros didáticos de Ciências. História da Ciência e Ensino – Construindo interfaces, v. 21, p. 87-102, 2020.
SANTOS, W. L. P. dos.; MÓL, G. Química Cidadã. Vol 1, 3 ed., São Paulo; Editora AJS, 2016.
SANTOS, V. A.; MARTINS, L. A importância do livro didático. Candombá – Revista Virtual, v. 7, n. 1, p. 20-33, 2011.
TERNES, A.; SCHEID, N.; GÜLLICH, R. A História da Ciência em livros didáticos de Ciência utilizados no Ensino Fundamental. In.: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 8 de novembro de 2009.
VIDAL, P. H.; PORTO, P. A. A História da Ciência nos livros didáticos de Química do PNLEM 2007. Ciência e Educação v. 18, n. 2, p. 291-308, 2012.