Química Experimental por meio de projetos para estudantes de Engenharia Eletrônica
Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202304Palavras-chave:
Pedagogia de projetos, Metodologia ativa, Resolução de problemas, Experimentação, Efluentes têxteisResumo
A Química, disciplina base em cursos de Engenharia, tem sido trabalhada de forma teórico-prática utilizando aulas experimentais baseadas em roteiros previamente definidos pelo professor. Tal abordagem pouco contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades características de um profissional da Engenharia. Para mitigar essa limitação formativa, uma possibilidade é trabalhar com o desenvolvimento de projetos baseados na resolução de situações-problemas. Essa foi a perspectiva adotada em uma disciplina de Química Experimental ofertada para estudantes de Engenharia Eletrônica. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar nossa experiência ao trabalhar com pedagogia de projetos. Com base na análise dos artigos produzidos pelas equipes de estudantes, nas respostas dos estudantes a um questionário, e na reflexão de nossa prática docente, inferimos que a substituição de aulas experimentais tradicionais por desenvolvimento de projetos orientados para resolução de situações-problema resulta em ganhos na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, os estudantes se tornam agentes centrais no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvem competências e habilidades desejadas para um profissional de Engenharia.
Downloads
Referências
AL PROL, A. E. Study of environmental concerns of dyes and recent textile effluents treatment technology: a review. Asian Journal of Fisheries and Aquatic Research, v. 3, n. 2, p. 1-18, 2019. https://doi.org/10.9734/ajfar/2019/v3i230032
ALVES, A. T. A. et al. Revisão sistemática de literatura: estudo de caso sobre a remoção de cor de águas residuais têxteis. Revista Geama, v. 5, n. 3, p. 4-17, 2019.
AZANAW, A. et al. Textile effluent treatment methods and eco-friendly resolution of textile wastewater. Case Studies in Chemical and Environmental Engineering, v. 6, 100230, 2022. https://doi.org/10.1016/j.cscee.2022.100230
BORGES, P. B. P.; GOI, M. E. J. Impressões dos estudantes da Educação Básica sobre a articulação da metodologia de resolução de problemas e experimentação no Ensino de Química. Revista Educar Mais, v. 6, p. 990-1013, 2022. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2966
BOZZATO, C. V. et al. Concepções de avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências pela Pedagogia de Projetos: uma revisão sistemática de produções científicas do período de 2013 a 2017. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 91-113, 2021. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.11879
CAPELLATO, P.; RIBEIRO, L. M. S.; SACHS, D. Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem utilizando seminários como ferramentas educacionais no componente curricular Química Geral. Research, Society and Development, v. 8, n. 6, e50861090, 2019. https://doi.org/10.33448/rsd-v8i6.1090
DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.
FAGUNDES, L. C.; ROSA, M. B. Conteúdos, conceituais, procedimentais e atitudinais em tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1189-1211, 2014.
FLECK, L.; TAVARES, M. H. F.; EYNG, E. Utilização da técnica de eletrofloculação para o tratamento de efluentes têxteis: uma revisão. Revista Eixo, v. 2, n. 2, p. 51-65, 2013. https://doi.org/10.19123/eixo.v2i2.107
GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004. https://doi.org/10.1590/S0100-40422004000200027
GRECCO, L. H. A.; SOUZA, B. C. A.; ZANONI, M. V. B. Eletrocoagulação/eletrofloculação para tratamento de águas residuárias: eletrodos não convencionais e acoplamento de técnicas. Química Nova, v. 45, p. 410-423, 2022. https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170846
GUEDES, J. D. et al. Pedagogia de Projetos: uma ferramenta para a aprendizagem. ID on line. Revista de Psicologia, v. 10, n. 33, p. 237-256, 2017. https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.650
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Penso, 2017.
KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
LIEBL, D.; SCHOEN, C. Avaliação da toxicidade de lodos de estação de tratamento de água (ETA) e de estação de tratamento de esgoto (ETE) através de bioensaios com sementes de alface (Lactuca sativa) e cebola (Allium cepa). Revista de Estudos Ambientais, v. 23, n. 2, p. 64-74, 2022. http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2021v23n2p64-74
MACEDO, F. E. F. et al. A utilização de metodologias ativas e seu impacto no ensino de Química nos cursos de Engenharia: um estudo de caso do campus da UFC em Crateús. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, e54411224721, 2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.24721
MARTINS, D. D; TERÇARIOL, A. A. L. A busca da interdisciplinaridade nas disciplinas de projeto arquitetônico no curso de graduação em arquitetura e urbanismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1352-1371, 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7548
MARTINS, F. F.; MÜLLER-PALOMAR, M. T. Pedagogia de projetos: uma estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica FACP, n. 13, p. 26-44, 2018.
MATIAS, A. P. A pedagogia de projetos e o desenvolvimento dos estudantes. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 32, p. 23-26, 2022.
MENEZES, H. C.; FARIA, A. G. Utilizando o monitoramento ambiental para o ensino da Química: pedagogia de projeto. Química Nova, v. 26, p. 287-290, 2003. https://doi.org/10.1590/S0100-40422003000200025
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 20 jun. 2023.
PALÁCIO, S. M. et al. Estudo da toxicidade de efluente têxtil tratado por foto-fenton artificial utilizando as espécies Lactuca sativa e Artemia salina. Engevista, v. 14, n. 2, p. 127-134, 2012. https://doi.org/10.22409/engevista.v14i2.382
PAULA, H. M. R.; MOREIRA, E. C. A concepção de educação e escola de William Kilpatrick e Rudolf Steiner e suas contribuições para a educação contemporânea. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e008, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e008.id960
PEIXOTO, F. P.; MARINHO, G.; RODRIGUES, K. Corantes têxteis: uma revisão. Holos, v. 5, p. 98-106, 2013. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1239
PEREIRA, T. S.; PROBST, M. Pedagogia de projetos: um estudo sobre a construção do conhecimento e da autonomia dos estudantes. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, v. 20, n. 1, p. 115-133, 2020. https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7611
PINHEIRO, R. S. G.; SOARES, M. H. F. B. Robótica educacional, ensino de Química e aprendizagem cooperativa: uma proposta para o curso de ensino superior em Engenharia Civil. Química Nova, v. 45, p. 1020-1030, 2022. https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170906
PRADO, E. A. et al. A química básica na engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 33., Campina Grande, 2005. Anais [...]. Campina Grande: ABENGE/UFCG-UFPE, 2005.
RAIMONDI, A. C.; RAZZOTO, E. S. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Química Analítica Qualitativa. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 2, p. 36-48, 2020. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11159
RITTER, C. E. T. Problemas reais de Engenharia em Química Básica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DE ENGENHARIA, 39., Blumenau, 2011. Anais [...]. Blumenau: COBENGE, 2011.
SANTOS, D. M.; LEAL, N. M. A pedagogia de projetos e sua relevância como práxis pedagógica e instrumento de avaliação inovadora no processo de ensino aprendizagem. Revista Científica da FASETE, p. 81-96, 2018.
SCARPARO, A. L. S.; MARQUES, T. B. I.; DEL PINO, J. C. Construção e validação de conteúdo de questionário para identificação de crenças sobre o ensino da temática alimentação saudável no ambiente escolar. Revista Caderno Pedagógico, v. 14, n. 2, p. 177-194, 2018. http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i2a2017.1557
SILVA JÚNIOR, S. D. S.; COSTA, F. J. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, p. 1-16, 2014.
SILVA, L. P.; TAVARES, H. M. Pedagogia de projetos: inovação no campo educacional. Revista da Católica, v. 2, n. 3, p. 236-245, 2010.
SILVA, P. B. et al. A pedagogia de projetos no ensino de Química - O caminho das águas na Região Metropolitana do Recife: dos mananciais ao reaproveitamento dos esgotos. Química Nova na Escola, v. 29, n. 1, p. 14-19, 2008.
SOARES, F. P.; SILVA, C. S. C.; LOPES, H. B. Aprendizagem baseada em projetos em um contexto de pandemia: um exemplo de aplicação. Educação: Teoria e Prática, v. 32, n. 65, e15, 2022. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15753
SOUZA, J. C. S.; SANTOS, D. O.; SANTOS, J. B. Os projetos pedagógicos como recurso de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, n. 40, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/40/os-projetos-pedagogicos-como-recurso-de-ensino. Acesso em: 20 jun. 2023.
SOUZA, T. M. A experimentação no ensino de Química na Educação Básica entre a teoria e a práxis. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 12, n. 1, p. 39-51, 2022. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.525
TARDIVO, M.; REZENDE, M. O. O.; QUEIROZ, S. L. Considerações sobre conteúdos didáticos e procedimentos de ensino para uma disciplina introdutória de Química ministrada em um curso de Engenharia Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 16, p. 59-70, 2006. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2781
TEIXEIRA, L. S. A experiência democrática de Anísio Teixeira: o projeto do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Sem Aspas, v. 9, n. 2, p. 196-206, 2020. https://doi.org/10.29373/sas.v9i2.14653
ZABALA, A. A Prática Educativa. Como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.