Química Experimental por meio de projetos para estudantes de Engenharia Eletrônica

Um relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202304

Palabras clave:

Pedagogia de projetos, Metodologia ativa, Resolução de problemas, Experimentação, Efluentes têxteis

Resumen

A Química, disciplina base em cursos de Engenharia, tem sido trabalhada de forma teórico-prática utilizando aulas experimentais baseadas em roteiros previamente definidos pelo professor. Tal abordagem pouco contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades características de um profissional da Engenharia. Para mitigar essa limitação formativa, uma possibilidade é trabalhar com o desenvolvimento de projetos baseados na resolução de situações-problemas. Essa foi a perspectiva adotada em uma disciplina de Química Experimental ofertada para estudantes de Engenharia Eletrônica. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar nossa experiência ao trabalhar com pedagogia de projetos. Com base na análise dos artigos produzidos pelas equipes de estudantes, nas respostas dos estudantes a um questionário, e na reflexão de nossa prática docente, inferimos que a substituição de aulas experimentais tradicionais por desenvolvimento de projetos orientados para resolução de situações-problema resulta em ganhos na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, os estudantes se tornam agentes centrais no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvem competências e habilidades desejadas para um profissional de Engenharia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AL PROL, A. E. Study of environmental concerns of dyes and recent textile effluents treatment technology: a review. Asian Journal of Fisheries and Aquatic Research, v. 3, n. 2, p. 1-18, 2019. https://doi.org/10.9734/ajfar/2019/v3i230032

ALVES, A. T. A. et al. Revisão sistemática de literatura: estudo de caso sobre a remoção de cor de águas residuais têxteis. Revista Geama, v. 5, n. 3, p. 4-17, 2019.

AZANAW, A. et al. Textile effluent treatment methods and eco-friendly resolution of textile wastewater. Case Studies in Chemical and Environmental Engineering, v. 6, 100230, 2022. https://doi.org/10.1016/j.cscee.2022.100230

BORGES, P. B. P.; GOI, M. E. J. Impressões dos estudantes da Educação Básica sobre a articulação da metodologia de resolução de problemas e experimentação no Ensino de Química. Revista Educar Mais, v. 6, p. 990-1013, 2022. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2966

BOZZATO, C. V. et al. Concepções de avaliação da aprendizagem no ensino de Ciências pela Pedagogia de Projetos: uma revisão sistemática de produções científicas do período de 2013 a 2017. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 91-113, 2021. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.11879

CAPELLATO, P.; RIBEIRO, L. M. S.; SACHS, D. Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem utilizando seminários como ferramentas educacionais no componente curricular Química Geral. Research, Society and Development, v. 8, n. 6, e50861090, 2019. https://doi.org/10.33448/rsd-v8i6.1090

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

FAGUNDES, L. C.; ROSA, M. B. Conteúdos, conceituais, procedimentais e atitudinais em tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1189-1211, 2014.

FLECK, L.; TAVARES, M. H. F.; EYNG, E. Utilização da técnica de eletrofloculação para o tratamento de efluentes têxteis: uma revisão. Revista Eixo, v. 2, n. 2, p. 51-65, 2013. https://doi.org/10.19123/eixo.v2i2.107

GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004. https://doi.org/10.1590/S0100-40422004000200027

GRECCO, L. H. A.; SOUZA, B. C. A.; ZANONI, M. V. B. Eletrocoagulação/eletrofloculação para tratamento de águas residuárias: eletrodos não convencionais e acoplamento de técnicas. Química Nova, v. 45, p. 410-423, 2022. https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170846

GUEDES, J. D. et al. Pedagogia de Projetos: uma ferramenta para a aprendizagem. ID on line. Revista de Psicologia, v. 10, n. 33, p. 237-256, 2017. https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.650

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Penso, 2017.

KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

LIEBL, D.; SCHOEN, C. Avaliação da toxicidade de lodos de estação de tratamento de água (ETA) e de estação de tratamento de esgoto (ETE) através de bioensaios com sementes de alface (Lactuca sativa) e cebola (Allium cepa). Revista de Estudos Ambientais, v. 23, n. 2, p. 64-74, 2022. http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2021v23n2p64-74

MACEDO, F. E. F. et al. A utilização de metodologias ativas e seu impacto no ensino de Química nos cursos de Engenharia: um estudo de caso do campus da UFC em Crateús. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, e54411224721, 2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.24721

MARTINS, D. D; TERÇARIOL, A. A. L. A busca da interdisciplinaridade nas disciplinas de projeto arquitetônico no curso de graduação em arquitetura e urbanismo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1352-1371, 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7548

MARTINS, F. F.; MÜLLER-PALOMAR, M. T. Pedagogia de projetos: uma estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica FACP, n. 13, p. 26-44, 2018.

MATIAS, A. P. A pedagogia de projetos e o desenvolvimento dos estudantes. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 32, p. 23-26, 2022.

MENEZES, H. C.; FARIA, A. G. Utilizando o monitoramento ambiental para o ensino da Química: pedagogia de projeto. Química Nova, v. 26, p. 287-290, 2003. https://doi.org/10.1590/S0100-40422003000200025

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 20 jun. 2023.

PALÁCIO, S. M. et al. Estudo da toxicidade de efluente têxtil tratado por foto-fenton artificial utilizando as espécies Lactuca sativa e Artemia salina. Engevista, v. 14, n. 2, p. 127-134, 2012. https://doi.org/10.22409/engevista.v14i2.382

PAULA, H. M. R.; MOREIRA, E. C. A concepção de educação e escola de William Kilpatrick e Rudolf Steiner e suas contribuições para a educação contemporânea. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e008, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e008.id960

PEIXOTO, F. P.; MARINHO, G.; RODRIGUES, K. Corantes têxteis: uma revisão. Holos, v. 5, p. 98-106, 2013. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1239

PEREIRA, T. S.; PROBST, M. Pedagogia de projetos: um estudo sobre a construção do conhecimento e da autonomia dos estudantes. Educere - Revista da Educação da UNIPAR, v. 20, n. 1, p. 115-133, 2020. https://doi.org/10.25110/educere.v20i1.2020.7611

PINHEIRO, R. S. G.; SOARES, M. H. F. B. Robótica educacional, ensino de Química e aprendizagem cooperativa: uma proposta para o curso de ensino superior em Engenharia Civil. Química Nova, v. 45, p. 1020-1030, 2022. https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170906

PRADO, E. A. et al. A química básica na engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 33., Campina Grande, 2005. Anais [...]. Campina Grande: ABENGE/UFCG-UFPE, 2005.

RAIMONDI, A. C.; RAZZOTO, E. S. Aprendizagem baseada em problemas no ensino de Química Analítica Qualitativa. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 2, p. 36-48, 2020. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11159

RITTER, C. E. T. Problemas reais de Engenharia em Química Básica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DE ENGENHARIA, 39., Blumenau, 2011. Anais [...]. Blumenau: COBENGE, 2011.

SANTOS, D. M.; LEAL, N. M. A pedagogia de projetos e sua relevância como práxis pedagógica e instrumento de avaliação inovadora no processo de ensino aprendizagem. Revista Científica da FASETE, p. 81-96, 2018.

SCARPARO, A. L. S.; MARQUES, T. B. I.; DEL PINO, J. C. Construção e validação de conteúdo de questionário para identificação de crenças sobre o ensino da temática alimentação saudável no ambiente escolar. Revista Caderno Pedagógico, v. 14, n. 2, p. 177-194, 2018. http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0882.v14i2a2017.1557

SILVA JÚNIOR, S. D. S.; COSTA, F. J. Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, p. 1-16, 2014.

SILVA, L. P.; TAVARES, H. M. Pedagogia de projetos: inovação no campo educacional. Revista da Católica, v. 2, n. 3, p. 236-245, 2010.

SILVA, P. B. et al. A pedagogia de projetos no ensino de Química - O caminho das águas na Região Metropolitana do Recife: dos mananciais ao reaproveitamento dos esgotos. Química Nova na Escola, v. 29, n. 1, p. 14-19, 2008.

SOARES, F. P.; SILVA, C. S. C.; LOPES, H. B. Aprendizagem baseada em projetos em um contexto de pandemia: um exemplo de aplicação. Educação: Teoria e Prática, v. 32, n. 65, e15, 2022. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15753

SOUZA, J. C. S.; SANTOS, D. O.; SANTOS, J. B. Os projetos pedagógicos como recurso de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, n. 40, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/40/os-projetos-pedagogicos-como-recurso-de-ensino. Acesso em: 20 jun. 2023.

SOUZA, T. M. A experimentação no ensino de Química na Educação Básica entre a teoria e a práxis. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 12, n. 1, p. 39-51, 2022. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i1.525

TARDIVO, M.; REZENDE, M. O. O.; QUEIROZ, S. L. Considerações sobre conteúdos didáticos e procedimentos de ensino para uma disciplina introdutória de Química ministrada em um curso de Engenharia Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 16, p. 59-70, 2006. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2781

TEIXEIRA, L. S. A experiência democrática de Anísio Teixeira: o projeto do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Sem Aspas, v. 9, n. 2, p. 196-206, 2020. https://doi.org/10.29373/sas.v9i2.14653

ZABALA, A. A Prática Educativa. Como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

ROMERO, R. B.; ROMERO, A. L. Química Experimental por meio de projetos para estudantes de Engenharia Eletrônica: Um relato de experiência. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e202304, 2023. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202304. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/12715. Acesso em: 21 nov. 2024.