Química Experimental por meio de projetos para estudantes de Engenharia Eletrônica

Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202304

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, Metodologia ativa, Resolução de problemas, Experimentação, Efluentes têxteis

Resumo

A Química, disciplina base em cursos de Engenharia, tem sido trabalhada de forma teórico-prática utilizando aulas experimentais baseadas em roteiros previamente definidos pelo professor. Tal abordagem pouco contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades características de um profissional da Engenharia. Para mitigar essa limitação formativa, uma possibilidade é trabalhar com o desenvolvimento de projetos baseados na resolução de situações-problemas. Essa foi a perspectiva adotada em uma disciplina de Química Experimental ofertada para estudantes de Engenharia Eletrônica. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar nossa experiência ao trabalhar com pedagogia de projetos. Com base na análise dos artigos produzidos pelas equipes de estudantes, nas respostas dos estudantes a um questionário, e na reflexão de nossa prática docente, inferimos que a substituição de aulas experimentais tradicionais por desenvolvimento de projetos orientados para resolução de situações-problema resulta em ganhos na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, os estudantes se tornam agentes centrais no processo de ensino e aprendizagem e desenvolvem competências e habilidades desejadas para um profissional de Engenharia.

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

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Edição

Seção

Fluxo Contínuo