Políticas e práticas de formação na educação básica no contexto da pandemia

Autores

  • Eliana Santana Lisbôa Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina
  • Raquel Angela Speck Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11578

Palavras-chave:

Políticas públicas, Inclusão digital, Formação docente, Tecnologias educacionais

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da situação vivenciada com a Covid-19 no contexto educacional brasileiro. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, de abordagem qualitativa, que problematiza temas como o aparato legal surgido para regulamentar a oferta educativa durante tal período, as dificuldades observadas relativas ao pleno acesso de todos aos recursos digitais e os desafios colocados à formação e à prática docente para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Nas considerações finais discute-se que a pandemia trouxe à tona o imenso abismo digital existente em nossa sociedade, indicando que o referido momento pandêmico deverá servir para que, tanto no âmbito das políticas públicas como no que concerne às instituições de ensino, se trabalhe com a finalidade de promover e ampliar o acesso aos recursos digitais e a qualificação docente para que possa utilizá-los de forma profícua.

Biografia do Autor

Eliana Santana Lisbôa, Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1999), mestrado em Educação - Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (2010) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (CIED) (2013). Foi especialista em educação - Secretaria Municipal de Educação de São Luís, coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação da UFPR. Atualmente é e professor adjunto I da Universidade Federal do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: actor-network theory, e-moderation, collaboration, estágio, docência, supervisão, e-moderation, colaboration, social network, interaction, social network analysis, density, coh e tic, internet, computador.

Raquel Angela Speck, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação (Políticas e Gestão em Educação) pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Mestre em Educação (Políticas Públicas) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina, onde responde pelas disciplinas de Políticas Educacionais, Fundamentos da Educação, História da Educação, Legislação e Diretrizes Educacionais e Gestão Escolar, nos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Biológicas. Membro do grupo de pesquisa CNPQ: Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Educacionais e Infância (GEPPEIN) e da Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG).

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Publicado

08-06-2023

Como Citar

SANTANA LISBÔA, E. .; ANGELA SPECK, R. Políticas e práticas de formação na educação básica no contexto da pandemia. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11578. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11578. Acesso em: 21 nov. 2024.