A orientação cartográfica no ensino da geografia na 7ª classe. Uma experiência em algumas escolas do município de Porto Amboim (Angola)
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.10683Mots-clés :
Orientação cartográfica, Práticas de campo, Ensino GeografiaRésumé
O presente trabalho analisa o processo do ensino-aprendizagem dos conteúdos de orientação cartográfica da 7ª classe na disciplina de geografia. Para o estudo, foram seleccionadas (3) três escolas no município de Porto Amboim as quais tiveram a denominação de A, B e C. Para avaliação da situação em estudo foram aplicados questionários/inquéritos aos professores e alunos e, ao corpo directivo foi efectuada uma entrevista. Em cada escola foram seleccionados (60) sessenta alunos Tomou-se como base para a escolha destes os números primos e ímpares. Quanto aos professores foram seleccionados 14 distribuídos do seguinte modo; 6 da escola A, 6 da escola B e 2 da escola C, dos quais (3) três são coordenadores da disciplina de geografia. O corpo directivo integrou os directores gerais e subdirectores pedagógicos de cada escola. Os resultados dos inquéritos/questionários e entrevistas foram processados e apresentados em gráficos. Das análises feitas verifica-se que as aulas teóricas nos conteúdos de orientação cartográfica não têm sido acompanhadas com as aulas práticas por um lado e, Por outro lado, da leitura feita ao programa da disciplina de geografia da 7ª classe constatou-se que a distribuição dos tempos lectivos varia em função do trimestre e que existem (3) três horas de reservas, as quais se sugere a sua utilização nas aulas práticas. Neste trabalho propõe-se um sistema de acções didácticos-práticas que poderia ser um instrumento para o desenvolvimento de habilidades cartográficas nos alunos, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de geografia na 7ª classe.
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