INTERACTIVIDAD POR WHATSAPP Y FACEBOOK DEL “PROGRAMA CALDEIRADA” EN RADIO TIRADENTES-FM EN PARINTINS/AM

Autores/as

  • Adria Helena Xavier Albuquerque Universidade federal do Amazonas- UFAM
  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas- UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.11812

Palabras clave:

Rádio, Interatividade, Programa Caldeirada, Parintins, Comunicação em rede

Resumen

Este artículo presenta resultados de una investigación de iniciación científica que analizó la relación entre el programa Caldeirada: los condimentos de la mañana en la radio Tiradentes y el proceso interactivo con su audiencia. La literatura de Mielniczuk (2003) que trata sobre Radio, Tecnología, Interactividad, Convergencia formó el marco teórico de la investigación y, como aporte metodológico, se utilizó la teoría de redes de Albert László Barabási (2009). Los resultados mostraron que las estrategias de interacción radial actualmente mantienen una relación directa con las redes sociales y aplicaciones de mensajería, como whatsapp; Facebook, Instagram y msn móvil, para que los oyentes puedan ser considerados asesores de los contenidos del programa por su gran participación a través de los canales antes mencionados. Envían sugerencias de pautas, comentan, dan me gusta y comparten contenidos, dando audiencia al programa.

Biografía del autor/a

Adria Helena Xavier Albuquerque, Universidade federal do Amazonas- UFAM

Discente do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, Parintins, Amazonas, Brasil.

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela em 2022. Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006); pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018); pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022). É líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq); membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas e bolsista CNPq pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; membro da comissão de Línguas Ameaçadas da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN e membro titular da Câmara de Assessoramento Científico FAPEAM (biênio 2022-2024).

Citas

Redes Sociais e na Internet: o conteúdo que você vê. In: CONGRESSO DE CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, 21, 2019, Goiania. Anais eletrônicos. p. 1-15. Disponivel em <https://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2019/lista_area_DT04.htm> Acesso em 22 ago. 2021.

Ferraretto, Luiz Artur (Org.), e Luciano (Org.) Klöckner. E O Rádio?: Novos Horizontes Midiáticos. 2010. Disponivel em: <https://books.google.com.br/books?id=-mcdpA1eCk4C&lpg=PA8&ots=iWOaMtfCzy&dq=luiz%20ferrareto%20(2010)&lr&hl=pt-BR&pg=PA4#v=onepage&q=luiz%20ferrareto%20(2010)&f=false>

LINDEMANN, Cristiane. A potencialização da interação no webjornalismo participativo: um modelo comunicacional democrático? In: CONGRESSO. BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXX, 2007, Santos. Anais. São Paulo: Intercom, 2007 (organizado por Sueli Mara S. P. Ferreira).

MAFRA, Edilene. A Divulgação Científica Radiofônica em Tempos de Internet: um estudo sobre as adaptações do Rádio com Ciência ao ambiente da Web. 2011. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, 2011.

MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Tese de Doutorado (Comunicação) – UFBA/PPGCCC,Salvador,2003.

PINHEIRO, W. M. Emoticons do Facebook: analisando a demarcação de sentimento e engajamento do consumidor pela mídia social. Signos do Consumo, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 70-81, jan./jun. 2018.

PRIMO, Alex; TRÄSEL, Marcelo Ruschel. Webjornalismo participativo e a produção aberta de notícias. Contracampo (UFF), v. 14, p. 37-56, 2006

QUADROS, Mirian Redin de; LOPEZ, Debora Cristina. As redes sociais como ferramentas de interatividade no radiojornalismo: uma proposta metodológica. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 13 n. 16, p.37-53 2014.

RECUEIRO, Raquel; Redes Sociais na Internet, Difusão de Informação e Jornalismo: Elementos para discussão. In: SOSTER, Demétrio de Azeredo; FIRMINO, Fernando.. (Org.). Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2009, p. 1-15.Disponivel em < http://www.raquelrecuero.com/artigos.html>

RECUEIRO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, v. 28 n. 68. pp. 114-124, 2014.

SALUSTIANO, Skrol. Análise de sentimento. In: SILVA, Tarcízio; STABILE, Max (Orgs.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, pp. 29 - 52, 2016.

TAMBARA, Amanda. A possível interatividade entre os ouvintes e o rádio e a inversão da Agenda setting a partir do uso das mídias digitais. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ, 10., 2015, Bauru. Anais eletrônicos. p. 1 – 9. Disponível em: < https://abpcom.com.br/wp-content/uploads/2020/04/dt1-4.pdf>.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

ALBUQUERQUE, A. H. X.; PICANÇO SIMAS, H. C. INTERACTIVIDAD POR WHATSAPP Y FACEBOOK DEL “PROGRAMA CALDEIRADA” EN RADIO TIRADENTES-FM EN PARINTINS/AM. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–14, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.11812. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11812. Acesso em: 21 nov. 2024.