INTERACTIVITY BY WHATSAPP AND FACEBOOK OF THE “CALDEIRADA PROGRAM” ON RADIO TIRADENTES-FM IN PARINTINS/AM
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.11812Keywords:
Rádio, Interatividade, Programa Caldeirada, Parintins, Comunicação em redeAbstract
This article presents the results of a scientific initiation research that analyzed the relationship between the Caldeirada program: the morning spices on Tiradentes radio and the interactive process with its audience. Mielniczuk's (2003) literature that discusses Radio, Technology, Interactivity and Convergence formed the theoretical framework of the research and, as a methodological support, the network theory of Albert László Barabási (2009) was used. The results indicated that the radio interaction strategies currently maintain a direct relationship with social media and messaging apps, such as WhatsApp; Facebook, Instagram and mobile msn, so that listeners can be considered advisors of the program's contents due to their large participation in the aforementioned channels. They send suggestions for topics, comment, like and share contents, giving audience to the program.
References
Redes Sociais e na Internet: o conteúdo que você vê. In: CONGRESSO DE CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, 21, 2019, Goiania. Anais eletrônicos. p. 1-15. Disponivel em <https://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2019/lista_area_DT04.htm> Acesso em 22 ago. 2021.
Ferraretto, Luiz Artur (Org.), e Luciano (Org.) Klöckner. E O Rádio?: Novos Horizontes Midiáticos. 2010. Disponivel em: <https://books.google.com.br/books?id=-mcdpA1eCk4C&lpg=PA8&ots=iWOaMtfCzy&dq=luiz%20ferrareto%20(2010)&lr&hl=pt-BR&pg=PA4#v=onepage&q=luiz%20ferrareto%20(2010)&f=false>
LINDEMANN, Cristiane. A potencialização da interação no webjornalismo participativo: um modelo comunicacional democrático? In: CONGRESSO. BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXX, 2007, Santos. Anais. São Paulo: Intercom, 2007 (organizado por Sueli Mara S. P. Ferreira).
MAFRA, Edilene. A Divulgação Científica Radiofônica em Tempos de Internet: um estudo sobre as adaptações do Rádio com Ciência ao ambiente da Web. 2011. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, 2011.
MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Tese de Doutorado (Comunicação) – UFBA/PPGCCC,Salvador,2003.
PINHEIRO, W. M. Emoticons do Facebook: analisando a demarcação de sentimento e engajamento do consumidor pela mídia social. Signos do Consumo, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 70-81, jan./jun. 2018.
PRIMO, Alex; TRÄSEL, Marcelo Ruschel. Webjornalismo participativo e a produção aberta de notícias. Contracampo (UFF), v. 14, p. 37-56, 2006
QUADROS, Mirian Redin de; LOPEZ, Debora Cristina. As redes sociais como ferramentas de interatividade no radiojornalismo: uma proposta metodológica. Conexão-Comunicação e Cultura, v. 13 n. 16, p.37-53 2014.
RECUEIRO, Raquel; Redes Sociais na Internet, Difusão de Informação e Jornalismo: Elementos para discussão. In: SOSTER, Demétrio de Azeredo; FIRMINO, Fernando.. (Org.). Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2009, p. 1-15.Disponivel em < http://www.raquelrecuero.com/artigos.html>
RECUEIRO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, v. 28 n. 68. pp. 114-124, 2014.
SALUSTIANO, Skrol. Análise de sentimento. In: SILVA, Tarcízio; STABILE, Max (Orgs.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, pp. 29 - 52, 2016.
TAMBARA, Amanda. A possível interatividade entre os ouvintes e o rádio e a inversão da Agenda setting a partir do uso das mídias digitais. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ, 10., 2015, Bauru. Anais eletrônicos. p. 1 – 9. Disponível em: < https://abpcom.com.br/wp-content/uploads/2020/04/dt1-4.pdf>.