Ensino de Língua Inglesa e Desenvolvimento Humano

da obrigatoriedade ao direito de aprender

Autores/as

  • Patrícia Ferreira Miranda Universidade Federal de Rondônia
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11396

Palabras clave:

educação escolar, língua inglesa, desenvolvimento humano

Resumen

Pese la obligatoriedad de la enseñanza de la Lengua Inglesa (LA) en la escuela brasileña, el país se encuentra entre los que presentan los niveles más bajos de dominio de esta lengua. En este sentido, comprender las dinámicas que sustentan este cuadro puede aportar al diseño de estrategias y propuestas didáctico-metodológicas para enfrentar este escenario, sobre todo considerando que el aprendizaje de una lengua extranjera puede contribuir al desarrollo de los individuos. Así, a partir de la revisión teórica y con base en la Teoría Histórico-Cultural, en diálogo con autores de Lingüística Aplicada, este artículo tiene como objetivo discutir la cuestión del aprendizaje de la LI en la escolaridad brasileña y su papel como elemento estructurante para el desarrollo humano. Así, entre los aspectos que tocan la problemática, se evidencia la enseñanza fragmentada y desconectada de la materialidad de los alumnos, las comprensiones equivocadas sobre la enseñanza de LI en la escuela, y las dificultades de orientación didáctica de este aprendizaje con foco en las prácticas sociales. El texto también señala las aportaciones de una labor pedagógica guiada por la alfabetización científica, que vincula la apropiación del conocimiento al uso social e intelectual. Así, frente al debate propuesto sobre el uso de la LI por parte de los estudiantes, se espera contribuir a discusiones que consideren los diversos frentes de impacto en el aprendizaje de lenguas extranjeras, especialmente para consolidar propuestas de enseñanza y aprendizaje que colaboren a enfrentar las desigualdades y el derecho a la plena escolarización de los sujetos.

Biografía del autor/a

Patrícia Ferreira Miranda, Universidade Federal de Rondônia

Cursa o Doutorado Profissional em Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestra em Psicologia (UNIR). Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Graduada em Letras - Português, Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integra o Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE-UNIR). Alumna e certificada pelo International Leaders in Education Program 2013, através do United States Department of State, International Research and Exchange Board e Mary Lou Fulton Teachers College da Arizona State Univesity, com experiência de Visiting & Co-Teaching na Metro Tech High School. Revisora de Língua Inglesa da Revista Multidisciplinar em Educação (Revista Educa). Revisora e tradutora acadêmica freelancer (POR-ING-POR). Tem experiência na educação básica, técnica e profissionalizante, em cursos de pós-graduação, Orientação Profissional, Formação de Professores, Aprendizagem Mediada por TDIC, Ensino de Línguas, Metodologia da Pesquisa Científica, Psicologia Escolar, Inglês Instrumental e Elaboração de Exames de Proficiência. Servidora da UNIR, no cargo de Secretária Executiva no Campus Rolim de Moura. Tem experiência na Educação Superior, atuando como Docente Voluntária Credenciada na graduação, e em disciplinas na pós-graduação. Estuda a partir do referencial da Teoria Histórico-Cultural e, atualmente, encontra-se em afastamento para cursar o Doutorado.

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988); Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma instituição (2005); Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014) . É professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Mestrado em Psicologia. Membro da ABRAPEE e do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP; pesquisadora e líder do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando principalmente os processos de escolarização na educação infantil e no ensino fundamental, políticas públicas e formação de Professores.

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Publicado

2023-03-26

Cómo citar

FERREIRA MIRANDA, P.; TONATTO ZIBETTI, M. L. Ensino de Língua Inglesa e Desenvolvimento Humano: da obrigatoriedade ao direito de aprender. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11396. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11396. Acesso em: 21 nov. 2024.