Ensino de Língua Inglesa e Desenvolvimento Humano

da obrigatoriedade ao direito de aprender

Authors

  • Patrícia Ferreira Miranda Universidade Federal de Rondônia
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11396

Keywords:

educação escolar, língua inglesa, desenvolvimento humano

Abstract

Despite the mandatory teaching of English Language (IL) in Brazilian schools, Brazil is among the countries with the lowest levels of proficiency in this language. In this sense, understanding the dynamics that underpin this scenario can provide the design of strategies and didactic-methodological proposals to address this scenario, especially considering that learning a foreign language can contribute to the development of individuals. Thus, from a theoretical review and based on Applied Linguistics and Cultural-Historical Theory, this article aims to discuss the issue of learning LI in Brazilian schooling and its role as a structuring element for human development. In this sense, among the aspects that touch the problem, it is highlighted the fragmented teaching and disconnected from the students' materiality, the mistaken understandings about the teaching of LI in school, and the difficulties of didactic orientation of this learning with a focus on social practices. It points, however, contributions of a pedagogical work guided by scientific literacy, which links the appropriation of knowledge to social and intellectual use. Thus, given the proposed debate and the search for real productions of LI by students, it is expected to contribute to discussions that consider the various fronts of impact on foreign language learning, especially to consolidate proposals for teaching and learning that contribute to the confrontation of inequalities and the right to full schooling.

Author Biographies

Patrícia Ferreira Miranda, Universidade Federal de Rondônia

Cursa o Doutorado Profissional em Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestra em Psicologia (UNIR). Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Graduada em Letras - Português, Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integra o Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE-UNIR). Alumna e certificada pelo International Leaders in Education Program 2013, através do United States Department of State, International Research and Exchange Board e Mary Lou Fulton Teachers College da Arizona State Univesity, com experiência de Visiting & Co-Teaching na Metro Tech High School. Revisora de Língua Inglesa da Revista Multidisciplinar em Educação (Revista Educa). Revisora e tradutora acadêmica freelancer (POR-ING-POR). Tem experiência na educação básica, técnica e profissionalizante, em cursos de pós-graduação, Orientação Profissional, Formação de Professores, Aprendizagem Mediada por TDIC, Ensino de Línguas, Metodologia da Pesquisa Científica, Psicologia Escolar, Inglês Instrumental e Elaboração de Exames de Proficiência. Servidora da UNIR, no cargo de Secretária Executiva no Campus Rolim de Moura. Tem experiência na Educação Superior, atuando como Docente Voluntária Credenciada na graduação, e em disciplinas na pós-graduação. Estuda a partir do referencial da Teoria Histórico-Cultural e, atualmente, encontra-se em afastamento para cursar o Doutorado.

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988); Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2000); Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma instituição (2005); Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014) . É professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia, atuando na graduação e no Mestrado em Psicologia. Membro da ABRAPEE e do GT Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP; pesquisadora e líder do GAEPPE: Grupo Amazônico de estudos e pesquisas em Psicologia e Educação. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar investigando principalmente os processos de escolarização na educação infantil e no ensino fundamental, políticas públicas e formação de Professores.

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Published

2023-03-26

How to Cite

FERREIRA MIRANDA, P.; TONATTO ZIBETTI, M. L. Ensino de Língua Inglesa e Desenvolvimento Humano: da obrigatoriedade ao direito de aprender. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11396. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11396. Acesso em: 22 jul. 2024.