Ações educacionais na pandemia (covid-19) no sistema estadual de ensino-Pará

Autores

  • Tânia Castro Gomes Universidade Federal do Oeste do Pará UFOPA
  • Lília Colares Universidade Federal do Oeste do Pará UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.10451

Palavras-chave:

Pandemia, Ações Educativas, Práticas Pedagógicas

Resumo

No presente artigo, objetiva-se descrever e compreender as ações de ensino no Estado do Pará no contexto da pandemia de Covid-19. Atemo-nos às consequências que permeiam esse processo, às implicações que influenciaram a reorganização das práticas pedagógicas e à adequação ao novo formato educativo. A pesquisa foi desenvolvida considerando os documentos de aporte legal e bibliográfico, os quais respaldam as ações no contexto pandêmico com dados documentais coletados durante o período de março a dezembro de 2020. Foi realizado o levantamento centrado nas produções veiculadas nos sites da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA), no CEE/PA e na SEDUC. Por meio deles, foi efetivada a tabulação de toda a produção da legislação disseminada durante o ano de 2020. Além deste, no que se refere à pesquisa bibliográfica, contamos com as contribuições de Resende (2021), Saviani (2020) e Soares, L. de V., Colares, M.L.I.S., & Colares, A.A. (2021). As discussões apontam que a pandemia trouxe, de forma mais contundente, questões que já se faziam presentes tanto na área da saúde, por causa da crise sanitária, como na socioeconômica, tecnológica e, principalmente, na conjuntura educacional.

Biografia do Autor

Lília Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará UFOPA

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação/Ufopa e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia/PGEDA, polo Ufopa. Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Bolsista do CNPq - Brasil.

Referências

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

ORSO, P. J. (2020). O novo coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-54, e020048, 2020. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1432>. Acesso em: 10/12/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Gabinete da Secretaria Adjunta de Ensino. Documento Orientações às Unidades Escolares. Belém, 2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Decreto nº 609, de 16 de março de 2020. Disponível em: <https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391233>. Acesso em: 18/10/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Decreto nº 729, de 05 de maio de 2020. Dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais no âmbito do Serviço de Verificação de Óbitos da Secretaria de Estado da Saúde Pública, durante a pandemia pelo covid-19. Disponível em: <https://acadbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/decretos-coronavirus-70.pdf> Acesso em: 18/10/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Decreto nº 777, de 23 de maio de 2020. Dispõe sobre a suspensão total de atividades não essenciais (lockdown), no âmbito dos Municípios do Estado do Pará, visando a contenção do avanço descontrolado da pandemia da covid-19. Disponível em: <https://www.sindusconpa.org.br/arquivos/File/diariooficial.pdf>. Acesso em: 18/10/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Decreto nº 800, de 31 de maio de 2020. Institui o Projeto RETOMAPARÁ. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1e7c9YVkMzIuIlh7zo_peznKtxmIqbbAE/view>. Acesso em: 18/10/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Conselho Estadual de Educação. Resolução nº 102 de 19 de março de 2020.Dispõe sobre medidas no combate a pandemia do covid-19 no fluxo do calendário escolar e dá outras providências. Disponível em: <http://www.cee.pa.gov.br/?q=node/108#:~:text=RESOLU%C3%87%C3%83O%20102%20DE%2019%20DE,Par%C3%A1%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias>. Acesso em: 18/10/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Conselho Estadual de Educação. Resolução nº 250 de 01 de abril de 2020.Dispõe sobre a prorrogação do prazo de estabelecimento de regime especial de aulas não presenciais no âmbito de todo o Sistema Estadual de Ensino do Pará, para apreciação das providências adotadas por este CEE/PA. Disponível em: <http://www.cee.pa.gov.br/?q=node/108#:~:text=RESOLU%C3%87%C3%83O%20102%20DE%2019%20DE,Par%C3%A1%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias>. Acesso em: 18/10/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Conselho Estadual de Educação. Nota Técnica Conjunta CEE/PA-SEDUC nº 01/2020. Disponível em: <http://www.cee.pa.gov.br/?q=node/108#:~:text=RESOLU%C3%87%C3%83O%20102%20DE%2019%20DE,Par%C3%A1%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias>. Acesso em: 19/10/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Conselho Estadual de Educação. Nota Técnica Conjunta CEE/PA-SEDUC nº 02/2020. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1x07qcrKexhlnvb8dkSY-aKSVbscTg7NM/view>. Acesso em: 19/10/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Conselho Estadual de Educação. Nota Técnica Conjunta CEE/PA-SEDUC nº 03/2020. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1vfcAfmREoZO14FJV1tK5kEzE6uXa8JTX/view>. Acesso em: 19/10/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Secretaria Adjunta de Ensino. Conselho Estadual de Educação. Planejamento de Retorno às Aulas. Belém, 2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Todos em Casa pela Educação. Disponível em: <http://www3.seduc.pa.gov.br/pagina/10557-todos-em-casa-pela-educacao>. Acesso em: 19/12/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Consulta Escola. Disponível em: <http://www.seduc.pa.gov.br/portal/escola/consulta_matricula/RelatorioMatriculas.php>. Acesso em: 20/12/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação. CTAESEDUCPARÁ. Disponível em: <https://www.youtube.com/c/CTAESEDUCPARA/about>. Acesso em: 20/12/2020.

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Secretaria de Estado de Educação. Escuta-Pública. Disponível em: <http://www.seduc.pa.gov.br/noticia/10705-seduc-realiza-consulta-publica-sobre-o-retorno-presencial-das-atividades-escolares>. Acesso em: 22/12/2020

PARÁ. Governo do Estado do Pará. Gabinete do Governador. O Governo. Disponível em: <https://www.pa.gov.br/orgao>. Acesso em: 20/12/2020.

Resende, T. C. de L.; Ferreira, V. A., & Costa, J. S. (2021). A meta 19 do PNE 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas. Linhas Críticas, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília,v.27(2021),e-ISSN1981-0431,pp.1-19 Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/36660/30094 >. Acesso em: 10/12/2020.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogos Educacionais., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

SAVIANI, Demerval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-25, e020063,2020. Acesso em: 10/12/2020.

SAVIANI. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

SOARES, L. de V.; COLARES, M.L.I.S.; & COLARES, A.A. (2021). A organização do trabalho pedagógico no Oeste do Pará: Discussões no Contexto Pandêmico. Revista Educar Mais, Volume 5, Nº 1. Disponível em :<https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2119>. Acesso em: 20.05.2021.

SOARES; COLARES; HORA. Ensinar na pandemia: dilemas atuais da docência. Revista Educação Básica em Foco, v.1, n1, abril a junho de 2020. Disponível em: <http://www.educacaobasicaemfoco.net.br/01/Artigos/Ensinar-na-Pandemia-dilemas-atuais-da-docencia-Lucas-MariaLilia-Dinair.pdf>. Acesso em 18.02.2022.

Publicado

2022-10-24

Como Citar

CASTRO GOMES, T.; IMBIRIBA SOUSA COLARES, M. L. Ações educacionais na pandemia (covid-19) no sistema estadual de ensino-Pará. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2022. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.10451. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10451. Acesso em: 19 abr. 2024.