A Faculdade de Educação do Acre no contexto de implantação do ensino superior
histórias e narrativas em diferentes tempos históricos
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v1i01.7876Resumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa historiográfica que objetiva descrever o advento do ensino superior no Estado do Acre. Para tanto, situa o contexto de criação das antigas Faculdades isoladas, perpassando pela Faculdade de Educação do Acre no cenário de constituição do Centro Universitário do Acre, a implantação de uma Universidade Estadual, o processo de federalização da Universidade Federal do Acre – UFAC e as mudanças decorrentes deste movimento. Trata-se de pesquisa documental entrelaçada a relatos e depoimentos de diferentes atrizes históricas que exerceram protagonismo nos primórdios da Educação Superior no Acre. No geral, são descritas as diferentes circunstâncias econômicas, políticas, sociais e educacionais que movimentaram as iniciativas em torno do processo de criação do ensino superior na década de 60 e suas transformações nas décadas subsequentes do Século XX. Importa destacar que nesse processo de imersão e regressão na história da Educação Superior acreana tem-se como questão central o movimento em prol da implantação da Faculdade de Educação e o papel desta unidade no processo de formação de professores, descrevendo, em igual medida, sua transformação em Departamento de Educação e em tempos mais recentes sua fusão enquanto Centro de Educação junto às áreas de Letras e Artes, aspecto que contribui para que tenha havido um movimento de enfraquecimento da ação política e da dimensão pedagógica e formativa outrora desempenhada pela extinta Faculdade de Educação.
Palavras-chave: Ensino superior no Acre; Faculdade de Educação; Organização da educação superior; UFAC.