A Faculdade de Educação do Acre no contexto de implantação do ensino superior

histórias e narrativas em diferentes tempos históricos

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa historiográfica que objetiva descrever o advento do ensino superior no Estado do Acre. Para tanto, situa o contexto de criação das antigas Faculdades isoladas, perpassando pela Faculdade de Educação do Acre no cenário de constituição do Centro Universitário do Acre, a implantação de uma Universidade Estadual, o processo de federalização da Universidade Federal do Acre – UFAC e as mudanças decorrentes deste movimento. Trata-se de pesquisa documental entrelaçada a relatos e depoimentos de diferentes atrizes históricas que exerceram protagonismo nos primórdios da Educação Superior no Acre. No geral, são descritas as diferentes circunstâncias econômicas, políticas, sociais e educacionais que movimentaram as iniciativas em torno do processo de criação do ensino superior na década de 60 e suas transformações nas décadas subsequentes do Século XX. Importa destacar que nesse processo de imersão e regressão na história da Educação Superior acreana tem-se como questão central o movimento em prol da implantação da Faculdade de Educação e o papel desta unidade no processo de formação de professores, descrevendo, em igual medida, sua transformação em Departamento de Educação e em tempos mais recentes sua fusão enquanto Centro de Educação junto às áreas de Letras e Artes, aspecto que contribui para que tenha havido um movimento de enfraquecimento da ação política e da dimensão pedagógica e formativa outrora desempenhada pela extinta Faculdade de Educação.

Palavras-chave: Ensino superior no Acre; Faculdade de Educação; Organização da educação superior; UFAC.

Biografia do Autor

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela PUC/SP, Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre. Docente Permanente do Doutorado em Educação da Rede EducaNorte

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Educação pela UERJ/RJ, Professor Adjunto Centro de Educação, Letras e Artes e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre

Adão Rogério Xavier Silva, Universidade Federal do Acre - UFAC

Mestre em Educação (UFAC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação da Universidade Federal do Acre.

Publicado
2020-07-10