Regulação social e produção de subjetividades em cursos de formação de professores (Brasil, 1990-2010)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v1i01.7107

Resumo

O Centro Universitário Franciscano é uma instituição de ensino superior instalada em Santa Maria/RS e vinculada à Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Scalifra-ZN. O estabelecimento desta sociedade, de caráter confessional católico, remonta à criação, na Holanda, em 1835, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã. Desde 1955 a Scalifra-ZN é mantenedora de instituições que ofertam cursos de ensino superior vinculados à formação de professores. Por meio deste texto apresentam-se aspectos da trajetória institucional e discute-se a configuração destes cursos, estruturados a partir das propostas das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação. Neste contexto pode-se destacar que foi promovida uma ampla reformulação legislativa das normas que regem o sistema de escolarização e que esta reestruturação se fundamentou nas relações entre o governo e instituições internacionais. Isso tudo está associado idéia de que só a formação de profissionais dinâmicos e adaptáveis às rápidas mudanças no mundo do trabalho poderá responder aos problemas de emprego e de ocupação profissional. O argumento central é que as diretrizes curriculares se referem à mobilização do Estado e das relações de poder que definem o espaço público, concorrem para produção de um modo de ser específico de estudantes e professores e podem ser consideradas como parte do processo de regulação social.

Palavras-chave: Regulação social, produção de subjetividades, discursos.

Biografia do Autor

Claudemir de Quadros, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em História, com mestrado e doutorado em Educação. É professor na Universidade Federal de Santa Maria/RS e atua em cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. É editor da Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional - https://periodicos.ufsm.br/regae/index - e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM. 

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Quadros, C. de. (2020). Regulação social e produção de subjetividades em cursos de formação de professores (Brasil, 1990-2010). Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 1(01), 210–232. https://doi.org/10.29280/rappge.v1i01.7107